Você sabia que a água da chuva não deve ser direcionada para a rede de esgoto?
É comum imaginar que a água da chuva uma vez que também vai para os boeiros, pode ser direcionada também para a rede de esgoto. Mas essa informação, na verdade, está totalmente equivocada.
A rede de esgoto e a rede que realiza a drenagem da água da chuva, são redes totalmente diferentes e essa separação deve ser mantida dessa forma, para que não venha a prejudicar futuramente o sistema de saneamento.
Seja no período de fortes chuvas ou não, cada tipo de líquido em pequenas ou grandes quantidades, deve ser direcionada para o sistema adequado. Dejetos para a rede de esgoto, para ser devidamente tratado e as águas da chuva, para o sistema pluvial da cidade.
Entenda a separação das duas redes
A rede de esgoto realiza a coleta de resíduos que são produzidos diariamente, conduzindo a água de ralos e vasos sanitários, para a tubulação correta e assim, direcionada para a estação de tratamento de esgoto até que esteja apta para retornar ao meio ambiente.
As redes de esgoto residenciais coletam os esgotos sanitários e direcionam todo o material coletado para à rede pública.
Por sua vez a rede de drenagem que coleta a água da chuva, direciona o grande volume de água direto aos rios, lagos e mares, uma vez que não necessita de qualquer tratamento para que essa água retorne ao meio ambiente.
Sendo que a coleta da chuva é realizada pelo sistema conhecido como “boca de lobo”, que encaminha as águas para os lagos e rios por um sistema totalmente diferente do tratamento de esgoto.
Sabendo que cada uma das redes possui uma finalidade específica, é importante ressaltar que a ligação destas redes pelo correto, não deveriam estar interligadas.
Essa ligação pode ocorrer através de sistemas mal-feitos ou mesmo, clandestinos, podendo ocorrer tanto o descarte de líquidos e objetos de forma inadequada, na rede de coleta de chuva, despejando tudo direto no meio ambiente, como também, prejudicar o sistema de tratamento de esgoto, tratando a água da chuva, sem necessidade, aumentando despesas e as chances de extravasamentos.
Existe todo um sistema que é planejado corretamente para proporcionar o correto descarte desses líquidos. No caso do esgoto doméstico, a tubulação mede cerca de 15cm, e a tubulação das redes pluviais, cerca de 30cm, para aguentar o grande volume de água proveniente das chuvas.
Os problemas que podem ser causados
A utilização inadequada tanto da rede de esgoto, como do sistema de drenagem pluvial, pode ocasionar diferentes problemas como, por exemplo, o retorno do esgoto para o interior das residências, presença de grande sujeira e mau cheiro no interior do imóvel.
Em casos mais graves o extravasamento poderia ocasionar entupimento e até mesmo, o rompimento das tubulações, prejudicando a eficiência do tratamento.
Para evitar esses e outros problemas, é necessário impedir que o despejo da água das chuvas seja feito na rede de esgoto de domicílios, comércios ou mesmo indústrias, ou ainda o contrário, uma vez que é previsto por lei a proibição da ligação desses dois tipos de sistemas que são totalmente diferenciados.