5 dicas para você aprender mais no curso online

A pandemia do novo coronavírus impôs muitos desafios à sociedade, e um dos setores mais afetados por este contexto foi a educação. Muitas instituições, profissionais e estudantes viram-se obrigados a se adaptar a essa nova realidade e migrar para o ambiente virtual.

A educação à distância se tornou regra, e nos últimos meses percebemos uma explosão de pessoas buscando oportunidades de curso online para se profissionalizar, aperfeiçoar ou simplesmente passar o tempo.

A possibilidade de estudar no conforto de casa, aprender com com horários flexíveis e gastar pouco em um curso online é uma grande vantagem, mas para isso, assim como em um curso presencial, é preciso dedicação foco e muito estudo.

Por esse motivo, reunimos 5 dicas infalíveis para você aproveitar ao máximo e aprender muito mais no seu curso online.

1. Mantenha uma rotina

Criar e manter uma rotina de estudos é fundamental para e encaixar um curso no seu dia a dia, isso vai fazer muita diferença no processo de aprendizado. Se você trabalha, cuida dos filhos ou da casa, reserve um período do dia para se dedicar.

Escolhas horários em que você se sente mais produtivo e disposto, algumas pessoas preferem estudar à noite, outras aprendem melhor durante o dia, observe qual opção é melhor para você. Organize um espaço iluminado e aconchegante em sua casa, isso pode te ajudar a se concentrar e manter o foco nos estudos.

Assuma um compromisso com você mesmo para não fazer da flexibilidade que o curso online oferece um problema.

2. Opte por um curso de seu interesse 

O universo dos cursos online é vasto, é possível encontrar cursos nas mais variadas áreas e em diferente formatos. Por isso preste atenção na sua escolha, realizar um curso com o qual você não se identifica pode ser um fator prejudicial para seu aprendizado.

Por escolha um curso de seu interesse, com conteúdos que te motivem e te ajudem a alcançar suas metas e objetivos para que você não desista ou desanime no meio do caminho. Pense sobre a importância deste curso para sua formação e carreira e isso vai te dar o impulso que você precisa para seguir focado e comprometido

3. Consulte seu professor

Ao iniciar um curso online, aproveite o momento das aulas ao máximo, converse sobre suas dúvidas e não tenha vergonha de fazer perguntas. Anote o que você considera fundamental e sempre que precisar, consulte seu professor ou mentor, ele estará disponível te ajudar.

Participar de fóruns online e estabelecer relações com outros colegas ou pessoas que  escolheram o mesmo curso que você também é uma boa opção, pois a conexão com essas pessoas vai enriquecer ainda mais seu aprendizado.

Não esqueça de revisar sempre o conteúdo, reler suas anotações e praticar o que aprendeu. Quanto mais você experimenta, testa e exercita, mais fácil fixar o novo conhecimento.

4. Seja curioso

Não se contente apenas com as aulas, buscar outras fontes para ampliar os conteúdos e sua perspectiva sobre o assunto que você está estudando – sejam livro, vídeos ou artigos na internet – é muito importante para você descobrir novas informações e se manter atualizado.

Ser curioso é uma ótima qualidade e trará a autonomia que você precisa para obter um bom desempenho e um aprendizado mais aprofundado em seu curso online sem se limitar a ele. Esse é um diferencial que muitas pessoas não se atentam, mas que pode garantir um destaque em sua carreira profissional.

5. Durma e alimente-se bem

Pode não parecer, ter horas suficientes de sono e uma alimentação equilibrada impactam no aprendizado de todas as pessoas. 

É muito mais difícil conseguir se concentrar nos estudos quando se está sonolento e cansado, cuidar do corpo é uma forma de conseguir aproveitar com disposição e energia para isso. 

Assim como o sono, a alimentação também é um fator determinante, por isso cuide para que ela seja variada e rica em nutrientes, coma muitas frutas, verduras e legumes. Frituras, gorduras e açúcar são inimigos de uma mente saudável. E não esqueça: beba muita água!

Conclusão

Aprender mais e melhor em um curso online não é uma ciência exata, é preciso experimentar e perceber o que funciona melhor com você e o que se adequa às suas exigências e objetivos. 

Esta não é uma tarefa tão difícil e complicada como algumas pessoas imaginam, mas é preciso se esforçar um pouco para fazer as coisas acontecerem.

Comments (0)
Add Comment