Atendimento em saúde mental Porto alegre

Você está procurando por atendimento em saúde mental Porto Alegre? Saiba que há diversos centros e unidades de atenção a saúde que oferecem tratamento e consultas para pessoas com sofrimento mental, distúrbios cognitivos, entre outros. Onde é possível receber tratamentos de forma gratuita pelo SUS, de acordo com as necessidades de cada caso.

Confira o endereço e telefone dos centros de atendimento em saúde mental Porto Alegre.

Locais de atendimento em Saúde Mental pelo SUS

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a pessoas que precisem de consultas e tratamentos para melhorar o seu bem estar e saúde, de forma gratuita. Há hospitais, postos de saúde e unidades de atenção básica, que oferecem o tratamento em casos de urgência e emergência.

Em alguns locais o atendimento é 24 horas, 7 dias por semana, mesmo em dias de feriado ou ponto facultativo.

Confira a seguir quais os locais de atendimento em saúde mental Porto Alegre:

  • Posto Cruzeiro do Sul – 24 horas

Endereço: Rua Manoel Lobato, n°151 – Santa Tereza.

  • IAPI – Plantão Emergencial em Saúde Mental – 24 horas

Endereço: Rua Três de Abril, n° 90 – Passo d’Areia.

  • Cais Mental Centro – Atendimento das 8:00 às 18:00 horas de segunda à sexta.

Endereço: Rua José Bonifácio, 71 – Cidade Baixa

Telefones: (51) 3289-5519 ou 3289-5520

Realiza atendimento para pacientes em condições psíquicas mais graves, o qual inclui terapia ocupacional, equipe de enfermagem, serviço social, psicólogos, psiquiatras, nutrição, terapia ocupacional, serviços de beleza, cursos básicos, grupos, entre outros.

  • Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI) – Casa Harmonia– Segunda a sexta das 8:00 às 18 hrs.

Endereço: avenida Loureiro da Silva, 1995 – Cidade Baixa

Telefone: (51)  3289-2692 / 2690 ou 3289-2691 

O centro oferece a reabilitação e tratamento das crianças e dos adolescentes que possuem faixa etária entre 7 e 18 anos, os quais sofram de transtorno mental grave e persistente. Os jovens podem aproveitar as oficinas, atividades em grupo, jogos, cursos básicos, tem acesso a refeições diárias, entre outros.

Outras unidades de atendimento em atenção a saúde mental de Porto Alegre, pelo SUS são:

  • Grupo Hospitalar Conceição – CAPS II – adulto

Rua Marco Polo, 279

Telefone: (51) 3337-0726

  • CAPS II Glória/Cruzeiro/ Cristal

Rua Jaguari, 918

Telefones: (51) 3289-5727 / (51) 3289-5728

  •  Hospital de Clínicas de Porto Alegre

CAPS II – adulto

Rua Ramiro Barcelos, 2350

Telefone: (51) 2101-8710

CAPS Infância e Adolescência

Rua Ramiro Barcelos, 2550

Telefone: (51) 2101-8710

Onde consigo informações sobre local de atendimento saúde mental?

Para mais informações sobre os locais de atendimento em saúde mental Porto Alegre pelo SUS, é preciso ligar para o número de atendimento ao cidadão: 156.

Quando devo procurar atendimento de Saúde Mental?

A questão de quando é preciso procurar ajuda de um profissional de psicologia pode parecer simples de responder, mas a verdade é que muitas pessoas encontram grande dificuldade em decidir consultar e até consideram que seu desconforto não é suficiente para procurar ajuda profissional.

A verdade é que, na prática clínica, os psicólogos atendem a todos os tipos de pessoas, com diferentes tipos de problemas. Pessoas de qualquer idade e condição podem procurar um psicólogo, embora, dentro da psicologia, existam perfis diferentes de profissionais mais especializados em determinados setores, como a psicologia infantil e juvenil ou a psicogeriatria.

Existem muitos problemas tratados ou nos quais um psicólogo pode intervir. É comum que pessoas com problemas de humor, ansiedade, problemas emocionais e / ou autoestima, pessoas com distúrbios cognitivos, problemas obsessivos (como TOC) ou psicóticos (por exemplo, esquizofrenia) procurem um profissional, transtorno de estresse pós-traumático, pessoas com problemas de adaptação ou com dificuldades para enfrentar certas situações.

Disfunções sexuais e problemas com parceiros, falta de comunicação ou presença de problemas familiares são aspectos que também podem levar uma pessoa a precisar de uma consulta. Outros efeitos possíveis também podem ser problemas de aprendizado, na conquista da identidade ou um alto nível de estresse no trabalho. 

O aconselhamento familiar, a psicoeducação ou o enfrentamento de uma doença também podem ser realizados por um psicólogo.

Mas o que mencionamos acima é apenas exemplos. De fato, qualquer pessoa que apresente um problema que gere um profundo sofrimento psicológico (se estamos falando ou não de um distúrbio identificado) ou dificuldades em se adaptar ao ambiente ao redor pode procurar ajuda profissional.

É possível que em alguns casos estamos enfrentando um processo adaptativo ou derivado de uma situação que não sabemos resolver ou para a qual não sentimos que temos recursos para isso.

Nesse caso, um psicólogo não vai resolver, por exemplo, um problema econômico ou uma demissão, mas pode ajudar a recuperar o senso de controle e combater crenças de inutilidade ou elementos desadaptativos que são estabelecidos na psique da pessoa.

Certamente, devemos ter em mente que um psicólogo não é um mágico. Muitas pessoas chegam ao escritório esperando um remédio rápido e milagroso. E na maioria dos casos, esse não será o caso.

Além disso, qualquer tratamento ou intervenção realizada exigirá um esforço do paciente, servindo o psicólogo como guia ou promotor que os leva a superar seus problemas.

O que é saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar produtivamente e é capaz de fazer uma contribuição para sua comunidade.

Muitas vezes, essa visão da Saúde Mental pode parecer distante da nossa experiência, especialmente quando estamos em uma situação de sofrimento. E é aí que entra o tratamento psicológico.

O que fazer para manter boa saúde mental?

Especialistas apontam que não há causa específica que produza o aparecimento de doenças mentais, a maioria é desencadeada pela soma de múltiplos fatores: genéticos, biológicos e psicossociais, que se referem a eventos ou circunstâncias da vida que podem causar estresse significativo em um indivíduo.

Mas é possível, em alguns casos, que as pessoas evitem e interfiram no aparecimento dessas doenças, como exemplo, evitar depressão, estresse, ansiedade.

Portanto, é importante desenvolver e incentivar a prática de hábitos que ajudem a manter uma saúde mental equilibrada e que promovam uma vida mais saudável.

1. Cuide dos hábitos de descanso, alimentação e uso da tecnologia

É necessário dormir bem, de sete a oito horas por dia, porque a falta de sono pode dificultar a regulação das emoções.

É importante ter uma dieta saudável e equilibrada que inclua mais frutas, vegetais e alimentos que sejam benéficos para o cérebro (como nozes e espinafre) e para o corpo. Especialistas também aconselham a limitação do uso de telefones celulares, tablets e computadores.

2. Realize atividade física

A saúde física diária estimula o cérebro a produzir endorfinas ou hormônios naturais. Ambos farão com que se sinta bem, seja menos propenso a depressão e muito mais comunicativo. O truque é estimular o gosto pelos exercícios. 

Tente realizar atividade física todos os dias de acordo com suas possibilidades.

3. Compartilhe seus problemas e não se isole

Muitas pessoas preferem se isolar e não compartilhar seus problemas para evitar conversas. Embora não seja aconselhável contar todos os problemas pessoais, é muito benéfico contar a um amigo ou parente de confiança. 

Os conselhos que você pode obter e abraços ou palavras de conforto são muito benéficos para sua saúde.

4. Melhorar os relacionamentos interpessoais

Compartilhe tempo com a família, amigos, vizinhos e fortaleça os relacionamentos interpessoais. Apoie e ajude outras pessoas.

5. Tenha momentos de lazer

Você precisa relaxar e investir tempo em atividades de lazer, como ir ao cinema, ler um livro, participar de um concerto, caminhar ou correr.

Com essas simples dicas você pode evitar problemas e ter uma saúde mental equilibrada.

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