Como economizar energia com sua geladeira

A geladeira é um eletrodoméstico indispensável. É onde conservamos os alimentos e os mantemos frescos por mais tempo. Mas ela é responsável por boa parte dos gastos com energia elétrica – algumas marcas chegam a representar cerca de 30% deste consumo.

Mesmo que existam modelos mais econômicos, é sempre bom contar com algumas mudanças simples de comportamento que farão toda diferença e reduzirão seu gasto mensal. 

Confira algumas dicas de como economizar energia – e poupar dinheiro – com a sua geladeira:

Evite o abre e fecha

Sabe aqueles momentos onde você abre a geladeira apenas para pensar? Ou abre várias vezes porque esqueceu de pegar todas as coisas de que precisa para fazer aquele almoço maravilhoso? Evite-os! 

Abrir e fechar a geladeira com frequência e sem necessidade gera uma sobrecarga no motor, essa ação provoca a entrada de ar quente e o refrigerador precisará trabalhar muito mais para equilibrar a temperatura. 

Nunca guarde alimentos quentes

Na geladeira, o tempo de validade de um alimento é maior, pois seu ar gelado tem a função de conservá-los por mais tempo e reduzir a ação de fungos e bactérias que o estragariam.

Se você guardar um alimento ainda quente no seu eletrodoméstico, fará com que o motor precise de esforço extra para garantir o resfriamento, gastando energia além do necessário.

Não faça sua geladeira de varal!

Talvez seja muito tentador aproveitar o quentinho do motor para secar algumas peças de roupas ou calçados. Caso você tenha o hábito de fazer isso, pare agora!

Além de forçar o motor a trabalhar mais, gastando mais energia, essa prática pode causar um curto circuito no aparelho. Obviamente você não estará preparado para enfrentar essa situação. 

Dê atenção à borracha

A borracha de vedação na porta da geladeira tem a função de evitar que o ar frio saia de dentro dela, se estiver desgastada, ressecada ou com algum dano é importante trocar, para evitar vazamentos de ar e consequente aumento no consumo de energia.

Escolha o melhor lugar 

Evite colocar sua geladeira muito próxima do fogão, fornos elétricos ou onde a incidência de luz solar é intensa, reserve sempre um lugar fresco e arejado para instalar seu aparelho.

Mantenha sua geladeira ligada 

Muita gente acredita que desligar o refrigerador durante à noite é uma forma de economizar energia, não seja essas pessoas! Esta prática faz com que depois de religada, a geladeira trabalhe muito mais para chegar a sua temperatura ideal, o efeito é completamente oposto e nada econômico.

A temperatura certa

Regule sempre a temperatura de sua geladeira de acordo com as recomendações do fabricante, elas geralmente são ajustadas de acordo com as estações do ano ou a quantidade de alimento, isso garante maior eficiência para seu equipamento e economia de energia em épocas mais frias.

Não esqueça de descongelar

Se você possui uma geladeira de degelo manual (aquelas onde as paredes do congelador acumulam gelo), é necessário descongelar completamente duas vezes por ano, pelo menos, pois o acúmulo de gelo impede a circulação de ar e ocasiona gastos de energia desnecessário. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.