Dicas para como higienizar seus utensílios para churrasco, evitando fungos e bactérias que prejudicam a saúde.

0

Higienizar corretamente os utensílios para churrasco aumenta a durabilidade das peças. Possibilitando que o investimento feito na aquisição dos utensílios para churrasco permita um bom retorno, afinal, os itens poderão ser usados várias vezes.

É muito comum que após a conclusão do preparo do churrasco, a higienização cause uma certa preguiça e seja deixada para depois.

No entanto, esse é um equívoco que deve ser evitado. O ideal é fazer a limpeza logo após concluir o preparo do churrasco, para evitar que a gordura da carne grude nos espetos e se torne mais difícil limpar.

Isso de fato também é importante para a sua saúde pois, vai evitar que fungos e possíveis bactérias permaneçam encrostados nos seus utensílios de churras, isso principalmente para as tábuas de carnes, sejam rústicas ou não.

Elencamos dicas práticas para que seja possível fazer a limpeza dos utensílios com total facilidade e aproveitar intensamente os seus churrascos, até mesmo na hora de limpar tudo.

Afinal, se a limpeza é prática e rápida o processo não causa preguiça e tudo fica limpo em pouco tempo para terminar de aproveitar o dia.

5 Informações que facilitam a limpeza de utensílios para churrasco

Algumas informações alteram por completo a forma como a limpeza dos utensílios para churrasco pode e deve ser feita. Para auxiliar, elencamos 5 dicas que facilitam o processo.

1.      Use água quente para limpar espetos e grelha

A água quente possibilita a remoção mais fácil de gordura e restos de carne que podem acumular no espeto durante o preparo do alimento.

Não precisa necessariamente ser água fervendo, apenas em temperatura quente é suficiente para jogar sobre os espetos, possibilitando que a lavagem se torne mais simples posteriormente.

Após concluir a limpeza com água quente e lavar com sabão usando esponja comum, vale a pena jogar água quente novamente para enxaguar. Dessa forma, é possível eliminar toda impureza que possa ter ficado no espeto, além dos fungos e bactérias.

2.      Limpe a churrasqueira ainda quente

Após concluir a refeição, é interessante limpar a churrasqueira de alvenaria ainda quente. Com cuidado, basta uma esponja e sabão neutro para limpar os cantinhos que acumularam sujeiras como resto de alimento.

Dessa forma, é possível evitar que fique realmente grudado na superfície causando maior dificuldade de remoção posterior.

Além disso, vale a pena esperar o esfriamento da churrasqueira para passar uma escova eliminando restinhos de alimentos e poeira do carvão.

3.      Bicarbonato é um grande aliado

Quando a churrasqueira acumula sujeira e não é higienizada após o uso, é normal que fiquem grudados restos de alimentos no equipamento.

Nesses casos, vale a pena jogar uma camada de bicarbonato e cobrir com vinagre branco. Deixe a solução agir por alguns minutos e em seguida lave com água.

A combinação é excelente para remover sujeiras mais difíceis, além de possibilitar a remoção da sujeira mais resistente, o bicarbonato é ótimo para eliminar bactérias.

Dessa forma, é possível garantir um uso higiênico da churrasqueira, mesmo que tenha demorado a fazer a limpeza após o último churrasco.

4.      Limpe corretamente as tábuas rústicas para churrasco

Belíssimas, as tábuas rústicas para churrasco fazem parte do cotidiano como um dos utensílios para churrasco. No entanto, é muito comum não saber como higienizar a peça.

É importante que ao menos uma vez por mês seja feita uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água na solução.

Coloque a misturinha em um balde e afunde a tábua nessa mistura. De modo que, a imersão ocorra por 15 minutos.

Não deixe a tábua por mais tempo para que não absorva água causando o apodrecimento interno. É importante fazer essa misturinha para eliminar bactérias e garantir uma higienização completa.

Após remover da imersão basta lavar em água corrente e deixar secar no sol ou em local arejado. Possibilitando um uso mais higiênico das tábuas rústicas para churrasco.

5.      Evite deixar a louça para depois

Além de limpar bem os espetos, churrasqueiras e demais utensílios, é importante evitar deixar a louça para depois.

O churrasco costuma atrair moscas e outros insetos para o imóvel. Portanto, vale a pena higienizar tudo após preparar as carnes para evitar contratempos.

A limpeza com água, detergente neutro e esponja é o suficiente para deixar tudo pronto para receber os amigos em outro momento.

Se os preparos estavam com mais gordura e a remoção está difícil, vale a pena esquentar água e jogar sobre a louça antes mesmo de iniciar a lavagem. Dessa forma, é possível ter mais facilidade em lidar com a lavagem.

Justamente por remover a camada mais superficial de gordura que se acumulou sobre talheres e pratos, contribuindo para que o sabão se torne eficiente em remover o restante.

Utensílios para churrasco de qualidade são duráveis

Com a higienização certa, os utensílios para churrasco como facas especiais e tábuas rústicas para churrasco, são fáceis de limpar.

Tendo em vista que, basta água quente, sabão neutro e esponja para fazer uma higienização completa removendo bactérias de todos os utensílios e a gordura da carne. Possibilitando que os itens sejam guardados para o uso futuro.

Em lojas especializadas, é possível encontrar bons utensílios que podem ser usados em vários churrascos seguidos para receber os amigos e se divertir.

Investir em utensílios de qualidade possibilita que as peças estejam sempre prontas para uso. Evitando aborrecimentos por problemas relacionados a qualidade dos utensílios que acabam descolando e apresentando danos quando são de qualidade inferior ao ideal.

Ter uma loja confiável de utensílios para churrasco ajuda bastante para que o investimento em itens de qualidade aconteça com total facilidade, sabendo que os itens adquiridos valem o valor pago e são duráveis.