Como Proteger O Seu Ambiente De Trabalho Contra Incêndios?

Os incêndios são acidentes perigosos que podem causar muitos prejuízos, inclusive tirar vidas. Por isso, é importante que todas as empresas tomem medidas que prevenção e combate a essa situação de emergência. 

Para a segurança de qualquer ambiente organizacional, é essencial que a empresa saiba como prevenir os riscos e lidar caso o pior aconteça.  Descubra no texto algumas dicas de como proteger o local que trabalha para preservar a vida dos seus funcionários e a manutenção do patrimônio. 

Dicas de como prevenir incêndios no local de trabalho

Vamos ver uma série de medidas que podem impedir que um incêndio aconteça. São dicas fáceis que podem ser colocadas em prática por todos os funcionários da empresa, e se tornar um hábito para  manter o local seguro. 

Vale ressaltar que muitos acidentes acontecem por falta de informação, por isso é importante dar orientações e conscientizar toda a equipe dos perigos e como evitá-los. 

Mantenha o local organizado

Essa é uma dica simples mas muito importante. Caso algum acidente com fogo aconteça, os papéis, caixas e objetos inflamáveis ajudam a propagar as chamas rapidamente. Assim o fogo se alastra por todo o local em questão de minutos, impedindo uma evacuação tranquila e segura, além de trazer perdas irreparáveis ao local. 

Por isso, tenha no escritório somente o necessário e organizado para que acidentes não aconteçam! 

Não fumar em lugares fechados

Orientar os fumantes a só fumarem nos lugares permitidos para evitar acidentes com a bituca, fumaça e outros imprevistos. Essa não é importante somente para prevenir incêndios, mas também para manter a saúde dos trabalhadores que não fumam.

Evitar sobrecarga elétrica

Curto Circuitos são causas frequentes de incêndios. Isso ocorre porque há uma sobrecarga na rede elétrica, ligando diversos aparelhos eletrônicos em uma só tomada, por exemplo. 

Situação frequente em escritórios que usam diversos aparelhos como computadores, telefones, impressoras, máquinas de café, carregando celulares etc. A dica é evitar o uso de extensões e benjamins em excesso para não ter problema com curto circuitos. 

Esse acidente é muito perigoso, porque caso o fogo comece na rede elétrica, irá pegar os trabalhadores de surpresa, já que os fios ficam escondidos dentro das paredes e se espalhar rapidamente pelo local. 

Faça a manutenção da rede elétrica

Como foi dito, os curto circuitos podem ser muito perigosos, por isso evite gatos e gambiarras elétricas em máquinas e na rede elétrica. Também é importante fazer a manutenção periodicamente para evitar que a fiação envelheça e comece a descascar e comece a dar mal contato. 

Cuidado com os produtos químicos da sua empresa

Caso a empresa trabalhe com produtos químicas, o cuidado deve ser mais do que redobrado. Alguns produtos químicos reagem em contato com outro, e essa reação às vezes gera fogo. Por isso é importante conhecer os produtos químicos e sua reação. Assim poderá armazená-los de forma segura e evitar riscos. 

 Medidas de proteção passiva

Uma ação para prevenir a empresa de acidentes com o fogo, é conhecer as medidas da Proteção Passiva contra incêndio (PP) e adotá-las no ambiente corporativo. 

A PP é um conjunto de soluções que evitam um grande desastre. São elas saídas de emergências, rotas de evacuação, paredes contra fogo, compartimentação do fogo,  barreiras de cortina ou vidros resistentes ao fogo e medidas para proteção estrutural do edifício. 

Uma solução que faz muita diferença no dia a dia e caso o pior aconteça é a vedação dos shafts. Técnicas que isolam a rede elétrica e hidráulica, assim caso haja um curto circuito o fogo não se espalhará por todo o local ou impede que o fogo chegue até as redes, que espalham as chamas mais rapidamente. 

 Siga as normas regulamentadoras

Todas as dicas citadas são importantes, mas é fundamental ressaltar que todas as empresas devem seguir a norma Reguladora 23. Todas as dicas devem ser somadas as medidas de proteção de acordo com a norma. São ações que se complementam e não se substituem. 

O que á a NR3?

A NR3 foi criada pelo Ministério do Trabalho, para determinar as diretrizes relacionadas à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.

Ela estabelece os procedimentos necessários para assegurar que, caso o pior aconteça, haja a evacuação segura do local. Toda empresa deve ter Proteção contra incêndio, saídas de emergência, equipamento suficiente para combater o fogo (extintores, mangueiras de água, etc.) e pessoas treinadas para usar corretamente esses equipamentos. 

Caso um incêndio se inicie, a norma regulamenta que o sistema de alarme deve ser acionado e o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente. Se possível, é recomendado desligar as máquinas e aparelhos elétricos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.