O que fazer com concursos suspensos durante a pandemia?

O que fazer com concursos suspensos durante a pandemia? Muitas pessoas que estavam se preparando para prestar concursos públicos, foram surpreendidos com as mudanças decorrentes do Coronavírus, uma vez que muitas provas tiveram que ser adiadas, suspensas ou canceladas, a fim de atender as normas para evitar a aglomeração, e, por consequência, diminuir o número de infectados pela doença.

Desde que a pandemia foi anunciada no país, ocorreram as mudanças nos concursos municipais, federais e estaduais, que estavam previstos e agendados para 2020. Por mais que os concurseiros tenham ficado decepcionados e preocupados com essas alterações, é preciso levar esse momento apenas como uma pausa, uma vez que, a maior parte dos concursos ainda serão realizados.

Confira a seguir o que fazer com concursos suspensos durante a pandemia:

Dicas: O que fazer com concursos suspensos durante a pandemia

Primeiro, é preciso saber que os concursos públicos não foram suspensos, adiados ou cancelados sem motivo, pois devido a pandemia, a banca organizadora teve como dever respeitar as regras de saúde, com objetivo de evitar a propagação do vírus COVID-19 que pode causar morte.

Como as regras orientam, para evitar a contaminação e salvar vidas, somente os serviços essenciais (hospitais, farmácias, mercados, etc.) podem funcionar normalmente, as aglomerações não devem ser realizadas, porém, é necessário uso de máscaras, álcool gel, entre outros.  

No caso de concursos públicos, como são realizados em instituições de ensino, como exemplo, universidades, as mesmas estão fechadas temporariamente, além de outros detalhes, os quais impedem os concursos de acontecerem, tendo suas datas adiadas, provas suspensas ou cancelamentos.

Portanto, se você está preocupado com o rumo que concurso para o qual se inscreveu irá tomar, pode pesquisar por informações nos sites das empresas que organizam os mesmos, além do órgão responsável, pois os sites são atualizados com as informações recentes sobre os editais e cada mudança prevista para realização do concurso.

Caso já tenha iniciado o processo, mas faltam algumas etapas para serem concluídas, aproveite esse tempo livre para acalmar o nervosismo, realizar atividades em provas anteriores e intensificar o seu estudo com apostilas para concurso, cursos online gratuitos, vídeo aula, etc.

As provas para concurso podem ser aplicadas durante a pandemia?

Como mencionado anteriormente, os órgãos públicos devem respeitar as exigências de acordo com a lei, a qual informa que não podem ocorrer aglomerações em ambientes, além de seguir as orientações de saúde, caso contrário, configura o cenário do risco à saúde pública, e uma denúncia deve ser realizada junto ao Ministério Público.  

No entanto, não é preciso se preocupar, pois todas as informações sobre os concursos, serão atualizadas nas páginas oficiais responsáveis pela organização dos mesmos.

O que fazer durante esse período?

A dica é tentar relaxar e se continuar se dedicando aos estudos de preparação para concurso. Realize simulados de provas dos editais anteriores, leia mais sobre os assuntos que podem ser abordados nas provas, peça ajuda da família para que escutem, façam perguntas sobre as matérias, entre outros, pois ajuda a memorizar melhor.

E o mais importante, não desista, você enfrentou um caminho longo, cansativo e árduo, mesmo com esse imprevisto, pense de forma positiva para continuar motivado. Além disso, terá mais tempo para se preparar e conquistar ótimas notas nas provas. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.