Entenda como o ar-condicionado ajuda nos estudos

Você sabia que o ar condicionado pode te ajudar a ter melhores resultados na escola ou trabalho? É verdade! O conforto térmico proporcionado por este aparelho é muito benéfico ao corpo humano em diversos aspectos, incluindo a produtividade.

É por este motivo que escolas e ambientes profissionais optam pelo ar condicionado. Mas esse aparelho não é benéfico apenas nesses ambientes, ter esse recurso em casas e apartamentos também é muito vantajoso. 

Em dias muito quentes, quando está na rua, mal consegue esperar para chegar até um ambiente refrigerado, não é verdade? Nestes momentos o mau humor começa a tomar conta, assim como a impaciência. 

Esses são alguns dos sentimentos negativos comuns causados pelas altas temperaturas. Com esse exemplo, fica evidente o poder de um ambiente com clima ameno no nosso humor e bem-estar. Porém, mais do que isso, esse fator afeta a saúde física e mental das pessoas. 

Por este motivo, o ar condicionado pode ajudar em diversas situações, incluindo na hora dos estudos. Períodos que exigem concentração, eficiência e produtividade são os ideais para ter este tipo de aparelho. 

Se você não sabia sobre este fato e ainda não entende muito bem sobre como o ar condicionado pode afetar positivamente os hábitos das pessoas, este conteúdo é para você. 

A seguir abordaremos o que é conforto térmico, sua importância e claro, o papel deste aparelho nessa questão. Acompanhe para saber tudo que precisa sobre ar condicionado e seus benefícios antes de adquirir um. 

O que é conforto térmico ?

Para começar explicaremos o porquê o ar condicionado auxilia nos estudos. É simples: este aparelho proporciona conforto térmico. Um método que consiste na satisfação física e mental das pessoas em relação a temperatura do ambiente que estão. 

Ou seja, se a pessoa está se sentindo bem no espaço, sem calor ou frio, apenas confortável. O principal fator do conforto térmico, é claro, está ligado à temperatura do local, mas não apenas isso. 

Umidade, vestuário, calor metabólico, se o ambiente está fechado ou não, entre outros, são alguns dos aspectos que também interferem no bem-estar das pessoas em relação ao clima.

Ao contrário do que muitos imaginam, o conforto térmico é diferente para cada pessoa. Não existe uma temperatura ideal para todos os grupos, por isso, é comum que exista a briga do ar condicionado em lugares de área comum. 

Mulheres, por exemplo, ficam mais confortáveis em ambientes mais quentes, já os homens, preferem um local mais frio. Então, a questão do conforto térmico é bastante variável – mas os benefícios de ter um espaço agradável são os mesmos para todos. 

Conforto térmico e produtividade

A questão é que estar confortável aumenta muito mais a produtividade, mesmo que não percebamos. Por exemplo, em dias de altas temperaturas, os alunos ficam ainda mais dispersos, então se parar bem para pensar, percebemos os benefícios do conforto térmico no nosso dia a dia. 

Dias muito quentes e com pouca ventilação eleva a irritabilidade, cansaço, desidratação, diminui o foco e atenção e aumenta o estresse. Todos já escutaram alguém dizer “É o calor. Dias assim deixam a gente mais cansado mesmo!” e essa afirmação não é apenas um achismo, é algo realmente comprovado. 

O contrário também afeta a saúde física e mental das pessoas, porque ambientes muito gelados proporcionam o aumento de movimentos involuntários do corpo para se aquecer, como os tremores. 

Problemas respiratórios são muito propícios no frio, o que dificulta algumas atividades no dia a dia das pessoas.

Como aumentar o conforto térmico de um ambiente?

Como dissemos o conforto térmico é diferente para cada pessoa, porém existem algumas medidas que tornam qualquer ambiente mais confortável e saudável para todos. Salas de aulas e lugares com muitas pessoas devem seguir ainda mais essas dicas. 

Ambiente ventilado, com saídas de ar e janelas bem posicionadas é essencial Muitos telhados super aquecem o espaço em dias de calor, então se possível, verificar os materiais usados na construção e trocá-los caso necessário é uma boa ideia. 

Essas são algumas medidas mais simples que podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, porém existem outros aspectos superficiais que também ajudam nesse quesito. 

É o caso do ar condicionado e climatizador. A segunda opção é indicada para lugares pequenos e apenas refresca o local e não refrigera, por exemplo. Mas, ainda sim é uma boa opção para aquele cantinho de estudo em casa. 

Já o ar condicionado é o aparelho mais potente em proporcionar bem-estar para as pessoas, principalmente conforto térmico. Isso porque, é possível controlar a temperatura e tem os recursos para desligar sozinho.

Alguns modelos ainda conseguem ventilar o local e tem a opção de purificar o ar de microrganismos maléficos à saúde. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.