Flávia Albaine e Andréa Brazil conversam sobre os desafios enfrentados pelas pessoas trans no Brasil

0

Você sabe a diferença entre uma pessoa trans e um travesti?

E tem conhecimento de que as pessoas trans são as que mais sofrem violência no Brasil? Em compensação, a pornografia sobre esse universo é a mais consumida pelos brasileiros. Será que existe alguma explicação plausível para isso?

Uma pessoa trans ser classificada na categoria “homem” ou “mulher” nas Olimpíadas depois de sua transição é correto? Ou a força que ela traz de sua genética é o que conta?

Essas são algumas das diversas questões levantadas na live da última quinta-feira, dia 3 de fevereiro, pela idealizadora do projeto Juntos pela Inclusão Social, Flávia Albaine, com Andréa Brazil, presidenta do Capacitrans RJ, que fizeram um bate-papo por mais de uma hora e meia sobre “os desafios enfrentados pelas pessoas trans no Brasil”.

Andréa, que é travesti, transativista da causa LGBTQI+, consultora de diversidade, dentre outros, conversou com a professora de Direitos Humanos e Defensora Pública de RO, assim como com o público que acompanhou o evento online ao vivo pelo chat.

Segundo ela, um dos dilemas mais enfrentados é a exclusão. “E não é só o da família. É o de oportunidades, de acessar o sistema de saúde, fazer um curso etc.”. Ela ressalta que isso se intensifica muito mais quando a pessoa faz parte de mais grupos de vulnerabilidade, como também ser negra e uma pessoa com deficiência, por exemplo.

Flávia acredita que esse tipo de questão deva ser levado à sociedade, pois assim como o nome de seu projeto já deixa claro, será juntos pela inclusão social que as coisas poderão ser modificadas.

Assista ao vídeo sobre  os desafios enfrentados pelas pessoas trans no Brasil: https://youtu.be/j-m95B03Nh0