Língua grossa: entenda o que é a macroglossia
A macroglossia é o crescimento anormal da língua, o que faz com que ela fique completamente fora da cavidade oral, o que torna o caso extremamente grave.
Então, as malformações vasculares, a hipertrofia muscular e os tumores são as causas mais comuns da macroglossia verdadeira.
Infelizmente, o aumento excessivo da língua pode influenciar em diversas partes da cavidade oral, como os dentes e os músculos esqueléticos.
Além de também afetar a fala e causar problemas nas vias aéreas, resultando até em obstruções, o que ocasiona a falta de ar.
Portanto, ela é prejudicada, porque a língua está em tamanho que não é muito comum, então, ela passa a ficar assim.
Essa situação faz com que o paciente sofra com inúmeros ferimentos dentro do órgão afetado, provocando extrema dor e em alguns casos, até mesmo o sangramento.
Em casos de crianças, a macroglossia pode induzir a ampliação de alguns espaços interdentais, além de afetar a sua oclusão, que é a sua mordida.
Tudo isso por conta do aumento mandibular e do maxilar. Além disso, essa alteração também pode afetar a aparência do paciente, fazendo com que ele possua um rosto assimétrico.
Desse modo, o tratamento pode ser efetuado por intervenções cirúrgicas, mas, para ajudar em algumas outras consequências que a língua grande pode trazer, o paciente poderá até mesmo fazer um tratamento com a lente nos dentes.
Quais são os principais sintomas da macroglossia?
Na maioria dos casos, para identificar essa doença através dos sintomas, é possível observar o crescimento da língua fazendo a ultrapassagem da cavidade oral, além de uma falta de ar persistente.
Porém, além desses sintomas, existem outros que podem ser mencionados, como por exemplo:
- Tamanho e aumento da mandíbula;
- Maior distância entre os dentes;
- Complicação durante a alimentação, mastigação e deglutição;
- Sensação de boca seca;
- Dificuldade de fonação.
Algumas questões como, sensação de boca seca ocorrem por conta do paciente passar a respirar com a boca aberta.
Então, isso pode causar uma desestabilização na acidez da cavidade oral, fazendo com que o paciente fique mais suscetível a algumas bactérias, como as cáries por exemplo.
Em casos de afastamento dos dentes, é fundamental que o paciente utilize um aparelho ortodôntico invisível.
Além disso, dependendo do grau em que o paciente foi atingido por essas doenças, ele poderá sofrer uma alteração na pigmentação, fazendo com que ele fique mais amarelado.
Dessa forma, nessa situação, é extremamente importante realizar um acompanhamento com algum profissional ou até mesmo especialista para assim, buscar mais informações sobre o clareamento dental preço.
Além disso, é importante ficar muito atento quando a boca passa por esse procedimento, porque assim como foi dito, ela passa a ter uma certa vulnerabilidade em termos de proliferação de bactérias na cavidade bucal.
Outro ponto muito importante, é que essas doenças sejam tratadas logo em seu início para que não passe a ter um avanço.
Caso isso ocorra, o paciente poderá desenvolver uma periodontite e correr o risco de perder os dentes, tendo a necessidade então, de realizar um implante dentário.
Vale ressaltar, que qualquer alteração extremamente importante, é fundamental procurar um especialista para que o diagnóstico seja concretizado. Então, eles irão tomar algumas posições.
Dessa maneira, as principais é realizar a coleta do histórico familiar e fazer algum tipo de exame físico, que irá depender de acordo com cada paciente.
Quais são as causas da macroglossia?
Esse tipo de doença pode ser causado por algumas situações, variando de síndromes até a o excesso de hormônios.
Então, uma das causas desse distúrbio é a amiloidose, que é o acúmulo da proteína amilóide no coração, no fígado ou em outros órgãos que gera esse problema.
É importante analisar se a língua começou a aumentar de tamanho, então, é extremamente fundamental procurar um profissional, porque é considerado um caso grave.
Um outro principal causador é a acromegalia, uma disfunção da glândula que possui o hormônio do crescimento em excesso.
Isso então poderá causar o aumento da língua e do nariz, podendo ser um fator colaborador.
Existe também a síndrome de Beckwith Wiedemann, que causa uma anomalia de crescimento em alguns órgãos do corpo humano, inclusive na língua.
Então, se alguém do seu convívio começou a notar algum tipo de problema na língua, em conjunto com algumas características, como por exemplo, a falta de ar, é importante procurar um profissional da saúde.
Quais são os métodos para tratar a macroglossia?
Como foi mencionado, alguns pacientes que possuem a macroglossia, podem ter a obstrução das vias aéreas, e nesse caso, é extremamente recomendado a cirurgia.
Quando ainda é lactante, é possível notar a enfermidade quando a criança apresenta assimetria de face, desvio da língua, além do conforto respiratório, como a apneia (falta de ar).
Outras indicações para o caso cirúrgico, incluem problemas de deglutição e dificuldades de articulação por conta do aumento da língua.
Nessa cirurgia, é realizado um corte na língua, de acordo com cada paciente e ela tem como objetivo fazer a redução do tamanho da língua, envolvendo a musculatura lingual.
Em alguns procedimentos, é possível realizar o uso de algumas técnicas e uma delas é a Egyedi-Obwegeser.
Então, essa técnica faz com que seja adequada à preservação do faxineiro vascular e obter a redução da língua de forma desejada.
É importante tomar cuidado se a língua mudar de tamanho?
Sim, Como já foi dito, é uma doença grave e poderá ser resolvida com casos cirúrgicos. A macroglossia é o crescimento desproporcional da língua e pode afetar diversas partes da cavidade oral, da deglutição, além da fala.
Ela tem uma ligação extremamente grande com a saúde bucal, porque em alguns casos, é possível que o paciente fique com a boca seca.
Então, essa situação faz com que a cavidade oral fique vulnerável, fazendo com que se torne um ambiente colaborativo para as bactérias.
Caso elas não sejam tratadas logo em seu início, fazendo com que o paciente sofra com a perda do dente.
Porém, como foi mencionado, se isso acontecer, o paciente deverá recorrer ao implante para analisar a diferença do implante dentário antes e depois.
No fim, se o paciente tiver visitas periódicas ao dentista, ele poderá evitar o desenvolvimento de muitos outros problemas bucais.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.