5 maiores viradas do futebol brasileiro

0

No futebol, nem tudo é previsível e o melhor pode nem sempre vencer no final. Os times brasileiros já proporcionaram um show de bola e viradas inacreditáveis, levando o torcedor à beira da loucura. Para os amantes do esporte, diversos jogos são dignos de estar na história, mas as viradas têm um sentimento especial.

Vasco 4×3 Palmeiras em 2000

Em 2000, Palmeiras e Vasco decidiram a Copa Mercosul. O milagre aconteceu no terceiro jogo, depois de uma vitória para cada lado, 2 a 0 para o Vasco em São Januário, 1 a 0 para o Palmeiras no Palestra Itália. Como tinha melhor campanha, o Verdão teve a vantagem de fazer a terceira partida em casa.

O Palmeiras abriu 3 a 0, o Vasco precisaria de três gols na etapa final para levar a decisão aos pênaltis. Mas virou para 4 a 3 e ficou com o título.

Santos 4×5 Flamengo

Dois gols de Neymar para o Santos, três gols de Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo, e um dos maiores jogos que o futebol brasileiro já viu. Em 2011, o Peixe chegou a abrir 3 a 0 sobre o Flamengo. Mas o Santos bobeou, e Ronaldinho e Thiago Neves descontaram, e Deivid, ainda no primeiro tempo, empatou o jogo para os cariocas.

No segundo tempo, Neymar, recolocou o Santos na frente. Mas Ronaldinho também tinha suas bruxarias, fechou o placarem 5 a 4 em um jogo inesquecível.

Cruzeiro x São Paulo na Copa do Brasil

O placar não foi tão vistoso quanto o dos jogos acima, mas foi uma virada histórica. Faltando dez minutos para terminar a decisão da Copa do Brasil de 2000, a Raposa perdia para o São Paulo por 1 a 0 (gol de Marcelinho Paraíba). Precisava de dois gols para ser campeão. E conseguiu: gols primeiro de Fábio Júnior, depois de Geovanni – no finalzinho do jogo, em cobrança de falta.

Grenal do Século

Uma das maiores rivalidades do planeta teve seu apogeu em um jogo que valia vaga na final do Campeonato Brasileiro de 1988 e na próxima Libertadores da América. Foi o chamado GreNal do Século. No Beira-Rio, o Grêmio saiu na frente ainda no primeiro tempo, gol de Marcos Vinicius, e o Inter ainda teve Casemiro expulso antes do intervalo.

Mesmo assim, Abel Braga jogou o time colorado para a frente: tirou um volante (Leomir, hoje seu auxiliar), colocou um atacante (o uruguaio Diego Aguirre, hoje treinador) e virou o jogo, com dois gols de Nilson.

Galo x Corinthians em 1994

As semifinais do Brasileirão de 1994 renderam grandes duelos entre Atlético-MG e Corinthians. O melhor jogo foi o de ida, no Mineirão. Reinaldo fez os três gols do Galo em uma partida de virada dupla.

O centroavante abriu o placar no primeiro tempo, mas Branco empatou para o Corinthians. Aos 12 do segundo tempo, Marcelinho Carioca colocou os visitantes na frente. Mas o Galo, com mais dois de Reinaldo, virou novamente – o último gol foi aos 43 do segundo tempo e venceu por 3 a 2.