Massagem modeladora x Drenagem linfática: Conheça as diferenças

0
Fonte: Pixabay

Conhecer a diferença entre massagem modeladora e drenagem linfática é essencial para garantir a eficácia no tratamento durante as sessões.

Essas técnicas são utilizadas amplamente para reduzir possíveis edemas (inchaços) e combater a celulite. Elas são grandes aliados no processo de perda de peso, uma vez que ajudam a eliminar o fluido acumulado entre as células por meio de manobras que estimulam o sistema linfático.

No entanto, a massagem modeladora e a drenagem linfática são técnicas diferentes, utilizadas de acordo com as necessidades do cliente.

Por esse motivo, é preciso saber qual a finalidade de cada técnica e suas diferenças. Confira a seguir.

Massagem modeladora X Drenagem linfática

Para certificar-se de qual tratamento é ideal em cada caso, devemos conhecer qual é o objetivo de ambos.

Drenagem linfática

massagem modeladora drenagem linfática
Fonte: Pixabay

Para realizar a drenagem linfática, o terapeuta realiza movimentos muito suaves e superficiais com as pontas dos dedos e das mãos. Além disso, esta técnica torna-se uma terapia que ajuda o cliente a relaxar.

O principal objetivo da drenagem linfática é estimular o sistema linfático a aumentar a eliminação de líquidos, os quais se acumulam entre as células responsáveis por causar o inchaço nos membros inferiores.

Massagem modeladora

massagem modeladora drenagem linfática
Fonte: Pixabay

Diferentemente da drenagem, a massagem modeladora trabalha com movimentos intensos, repetitivos e rápidos na pele da pessoa, utilizando a pressão dos movimentos de amassamento e deslizamento.

Os benefícios da massagem modeladora, como o próprio nome sugere, é a modelação do corpo, ou seja, uma melhoria da circulação sanguínea.

Esse tipo de massagem ajuda também no tratamento de celulites e perda de volume em geral, como exemplo, gordura acumulada na região da barriga.

No entanto, para obter melhores resultados, é sempre aconselhável que o cliente adote o hábito de ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e beber muita água para ajudar o organismo a eliminar as toxinas.

Em geral, a massagem modeladora é recomendada para quem quer modelar as curvas de seu corpo, trabalhar as “cintas para diminuir a circunferência”, o abdômen, as nádegas, etc.

Quais são as diferenças entre massagem modeladora e drenagem linfática?

A grande diferença entre a drenagem linfática e a massagem modeladora é encontrada nos movimentos que são utilizados para cada finalidade, além de uma ser utilizada para eliminar as toxinas e inchaço na parte inferior do corpo, enquanto a outra é modeladora. 

Na drenagem linfática, usamos manobras suaves e relaxantes para ajudar a diminuir a retenção de líquidos. Já em uma massagem modeladora, usamos manobras muito mais intensas e repetitivas que, em alguns casos, podem até causar algum desconforto no cliente que a recebe.

Cada uma dessas terapias possui uma técnica específica, e é importante aprendê-las corretamente para oferecer o melhor e mais adequado serviço profissional aos clientes durante as sessões.

Antes de aplicar ou contratar esses serviços, é preciso questionar quais são as condições e qual é o objetivo do tratamento. Além de perguntar sobre alguma restrição médica, e não aplicar as técnicas em casos contraindicados.

Antes de reservar uma sessão, sempre pesquise quais são os tipos de massagem indicadas de acordo com as suas condições de saúde. Isso é importante para evitar complicações.