O que são políticas públicas?

O termo “políticas públicas” tem sido muito discutido em faculdades e escolas do Ensino Médio. Porém, este termo começou a ser discutido também na rua, e até dentro de nossas casas.

Baseado nisso, é natural que você se pergunte ao que esse termo se refere e quando ele é utilizado. Nos próximos parágrafos, falaremos exatamente sobre este assunto para que você possa entender da melhor forma possível?

O que são políticas públicas?

Uma política pública é um conceito de ciência política que se refere às intervenções de uma autoridade investida de autoridade pública e legitimidade governamental em uma área específica da sociedade ou território.

A sociologia política utiliza este conceito para analisar todas estas intervenções em diferentes fases de sua implementação, bem como na sua gênese ou através de suas consequências (então é questão de sociologia da ação pública). 

A ciência administrativa tende antes a analisar e avaliar as políticas públicas em termos de sua capacidade de atingir os objetivos que lhe são atribuídas, e, dependendo da eficiência dos meios. 

Nesse contexto, as políticas públicas também podem ser descritas como um conjunto de ações coordenadas, realizadas por uma autoridade pública, com vistas a obter uma modificação ou um desenvolvimento de uma dada situação.

Estudar o seu impacto torna possível descrever a capacidade de uma autoridade pública para gerir as expectativas e problemas específicos da empresa em causa e agir de acordo com um público, curto, médio ou longo prazo. 

As áreas em causa podem ser de qualquer tipo: infraestrutura, saúde, família, habitação, emprego, formação profissional, investigação, serviço civil, crise, défice etc.

A avaliação de políticas públicas, apresentada como uma nova ferramenta de apoio à decisão pública, surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960, antes de se expandir no Reino Unido, na Escandinávia e em outras democracias ocidentais. anos depois. 

Quais as demandas comuns nas políticas públicas?

  • Demandas novas: Estas são as que resultam do surgimento de novos fatores políticos ou novos problemas a serem resolvidos.
  • Demandas recorrentes: Diz respeito as que que expressam problemas que não foram resolvidos ou ainda deixaram algumas questões pendentes.
  • Demandas reprimidas: Essas são constituídas com base em um estado de coisas ou por não-decisão.

Boa parte dos modelos de análises são inspiradas no modelo que o Theodore J. Lowi desenvolvei e sugeriu. Nele, as políticas públicas podem ser divididas em pelo menos 5 tipos, sendo estas:

  1. Políticas Distributivas
  2. Políticas Constitutivas ou de infraestrutura
  3. Políticas Regulamentares
  4. Políticas Redistributivas
  5. Políticas Específicas

Exemplos de políticas públicas

Como as ações públicas são traduzidas no campo? Todos somos confrontados, gostemos ou não, com intervenção estatal e políticas públicas

Vamos rever algumas políticas públicas que são realizadas, não de forma totalmente arbitrária e sem qualquer ordem, mas de uma maneira real de acordo com a organização do estado. 

Veremos que o Estado lida com questões muito diferentes que nos preocupam quase todos os dias e essas políticas públicas são realizadas por diferentes departamentos federais e diferentes ministérios. 

Assim, toda a administração pública que observamos tem a missão de formular e aplicar políticas públicas, de conduzir a ação pública, há, portanto, uma especialização da administração em relação a uma ou outra dessas políticas públicas. 

É preciso notar como, atualmente, tal departamento federal é responsável pela condução de tais políticas públicas e, especialmente, quais são os problemas de coordenação que existem entre diferentes departamentos. 

Deve-se notar que nem todas as políticas públicas são igualmente importantes. 

Notavelmente, na opinião pública, nem todas as questões são consideradas da mesma importância, há questões que parecem ser prioridades, como, por exemplo, a imigração, o meio ambiente ou o emprego. 

Da mesma forma, quando analisamos políticas públicas, devemos notar quais os meios que são atribuídos à condução dessas políticas.

Deu para entender a respeito do assunto?

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor para você, e que você possa ter entendido a respeito de políticas públicas. Assim, não guarde este conhecimento para você, mas leve também a outras pessoas que podem se interessar por este assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.