Quem vai apresentar o No Limite?

Um grande sucesso da TV Globo nos anos 2000, o programa No Limite tem previsão de voltar às telonas ainda esse ano, sendo apresentado por um nome de peso da emissora do plim plim. Ademais, grandes novidades estão por fim e surpresas com relação ao elenco também é algo que será divulgado em breve, portanto, vem saber um pouco mais do que vai acontecer no reality aqui com a gente.

Sobre o reality

O No limite é um reality show produzido pela TV Globo baseado em outro reality show americano chamado Survivor. Teve sua estreia no ano de 2000, com exibição semanal aos domingos. O reality é baseado em provas de resistência com os participantes morando em florestas e outros ambientes extremos. 

Ao todo, o programa teve 4 temporadas, todas comandadas por Zeca Camargo, onde o diretor Boninho anunciou sua renovação para a 5 temporada, agora com um novo apresentador para comandar o reality. 

Embora tenha sido um grande sucesso nas suas 2 primeiras temporadas, no início da 3 já foram detectadas quedas de audiência, que se tornaram maiores a partir da 4 temporada, ocasionando dessa forma o cancelamento do programa. 

No entanto, o diretor Boninho volta a apostar no formato de programa e renova para uma 5 temporada o No Limite, haja vista o sucesso das provas de resistência em um dos seus programas, o Big Brother Brasil. 

Portanto, ele decidiu implementar essas provas num formato independente através da renovação de temporada do programa No Limite. Uma das novidades desta nova temporada é que parte do elenco será composto por ex- participantes do Big Brother Brasil e se passará em uma praia deserta.

Quem irá apresentar o No Limite?

Diversas foram as especulações a respeito dos nomes para apresentação da nova temporada do programa. Nomes como Marcos Mion foram campeões de especulação por parte do público. 

O apresentador reagiu da seguinte forma: “Torcendo para ser mais um paredão falso (risos). Brincadeira! Eu me sinto obrigado a comentar e agradecer toda essa torcida que surgiu por mim do nada! Tanto carinho! Obrigado a cada um de vocês!”. 

Embora outros nomes tenham sido levantados, o escolhido da vez para tocar o programa foi o ex-apresentador do The Voice Kids, André Marques. Ele será o responsável por ficar a frente do reality e apresentá-lo aos domingos à noite.

Audiência das temporadas

O programa foi sucesso absoluto após o seu lançamento em 2002, chegando a alcançar 56 pontos de pico na sua primeira temporada. A média de pontos variou entre 46 a 50 pontos. Já na segunda temporada, a produção registrou uma queda de 13 pontos percentuais em sua audiência, chegando a uma média de 34 pontos, com o pico de 45 pontos e o último episódio sendo responsável por bater esse número. 

Na terceira temporada, o reality foi prejudicado por fatores externos como a concorrência do SBT, que exibia o programa Casa dos Artistas, uma espécie de reality show semelhante ao Big Brother Brasil. 

Nessa época, o No Limite variava entre 17 e 42 pontos, uma queda significativa em relação às temporadas anteriores do programa. Já a última temporada até então do reality foi exibida apenas 8 anos depois, em 2010 e teve uma audiência regular, com média de 25 pontos e um pico de 28. 

Embora possa ser considerado regular, o desempenho é bastante distinto do que o programa tinha em seu lançamento. Juntando isso ao fato de que houveram alguns problemas na justiça a respeito da exibição do programa, onde o detentor dos direitos do programa Survivor acabou por pugnar pela exibição do No Limite na TV brasileira, afirmando que o mesmo copiou o seu programa sem permissão.

Tudo isso gerou uma série de problemas que culminou no cancelamento da exibição do programa, onde posteriormente houve uma regulação, pois a TV Globo comprou a permissão para exibi-lo e pretende relançar o programa novamente esse ano.

Temática do programa

Um grupo composto por 12 a 20 pessoas eram deixadas em um ambiente isolado e inóspito. Eles eram divididos em 2 equipes, onde recebiam alguns utensílios básicos para sobrevivência e possuíam uma fonte de água doce para beberem. Essa água antes de ser bebida precisava passar por um processo de fervura, o que fazia com que os participantes fossem obrigados a produzir fogo para realizar o processo. 

Além disso, cada equipe possuía um nome, bandeira e cor específica. Essas pessoas competiam em provas de resistência, atenção, trabalho em equipe, força, resolução de problemas, entre outros. 

Os desafios poderiam ser feitos individualmente ou em grupos. Existiam também as chamadas provas de recompensa, que consistiam em quem vencesse, ganharia alguns itens para facilitar seu dia a dia no local, como fósforos, capas de chuva, comida pronta, entre outros. 

Após algumas eliminações no decorrer do jogo, as equipes eram obrigadas a se tornarem uma só. Vale lembrar que a prova final do jogo consistia em uma bateria de provas de resistência e de inteligência, pois eram feitas perguntas sobre momentos que já haviam se passado durante a temporada, portanto, os participantes deviam ficar atentos a tudo que ocorria no game para estarem preparados para a prova final. 

Por fim, há indícios que a nova temporada do programa se passe ainda esse ano, onde alguns ex-participantes do Big Brother Brasil serão convidados a participar do jogo que terá como apresentador André Marques, portanto, continuem ligados e aguardem mais notícias a respeito da nova temporada de No Limite.