Saúde bucal na quarentena: o que você precisa saber

Devo desmarcar minha consulta? Devo escovar os dentes com mais frequência? Enxaguante bucal elimina o vírus? Essas e outras são dúvidas frequentes de quem está na quarentena e que busca a ter uma boa saúde bucal nesse período. A dentista Rita Ventura esclarece dúvidas, desmente boatos e aconselha a quais medidas tomar.

A dentista afirma que escovar os dentes com uma certa frequência pode ajudar a evitar o contágio do vírus pela boca, “a relação de transmissão do vírus está na gotícula vinda da pessoas infectada, manter a higiene bucal assim como de todo o corpo evita que o vírus se instale por mais tempo.”

Rita aconselha que só deve ir à uma consulta quem está com algum caso grade. “Evite sair de casa, vá ao dentista em caso de extrema urgência, como uma dor ou infecção de dente. Pacientes que vão todo o mês, como quem usa aparelho, devem aguardar o período de quarentena para ir a uma consulta.”

Muitos devem pensar que o enxaguante bucal é capaz de exterminar as gotículas com vírus, mas a dentista afirma que isso não é confirmado. “Não há comprovações que o enxaguante elime o vírus, o único comprovado, e que deve ser feito somente em consultório, seria a aplicação de uma fórmula que contém peróxido de hidrogênio.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.