Sorvete, gelato e sorbet: saiba a diferença entre essas gostosuras!

O sorvete é uma sobremesa muito querida por diversas culturas ao redor do mundo, inclusive a brasileira. Segundo as histórias,essa iguaria foi criada há mais de 4 mil anos na China e desde então se torna cada vez mais consumido, principalmente em dias quentes. 

Mas como a maioria das receitas, ao longo dos anos foi criada uma variedade desta gostosura, como o sorbet e o gelatto. Muitos acreditam que são apenas nomes diferentes para o mesmo produto, mas na verdade, além do nome, esses tipos de sorvete têm texturas, sabores, receitas e preparos diferentes de um para o outro. O bom de termos essa variedade é que de um simples picolé de fruta ou uma taça caprichada e bem colorida, há opções dessa sobremesa para todos os gostos e restrições alimentares. 

Vamos conhecer as diferenças entre essas receitas, algumas curiosidades e como elas podem ser consumidas. Já podemos adiantar que são todas deliciosas e perfeitas para dar aquela refrescada! 

Veja a diferença entre Sorvete, Sorbet e Gelato

Como dizemos, são produtos diferentes, mas que surgiram da mesma receita criada há 4 mil anos.Ou seja, são algumas adaptações dessa criação. Isso significa que você também pode liberar a criatividade na hora de consumir estas sobremesas, adicionando complementos, misturando sabores etc. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses produtos para você escolher o seu preferido e correr para se deliciar! 

Sorvete

Os sorvetes tradicionais são as opções mais consumidas no Brasil. A mistura de leite, açúcar e sabores é a base para o preparo dessa iguaria. Um passo que não são todos que seguem é adicionar gemas e ovos ou amido de milho para  engrossar a massa. Um curiosidade que poucos sabem é que durante o processo de fabricação deste doce, é incorporado ar na mistura para deixar a textura mais leve.

Um grande benefício do sorvete tradicional de massa é que ele pode ser armazenado por mais tempo. Ou seja, você não precisa consumi-lo na hora da compra, pode levá-lo pra casa e saborear quando desejar. É um produto encontrado em supermercados, sorveteria e em diversos restaurantes. 

A principal diferença do sorvete em relação ao sorbet e ao gelato é a durabilidade e possibilidade de armazenamento. Para isso é feito o nivelamento de açúcar, água, gordura e aditivos alimentares. 

O sorvete de massa pode ser consumido das mais variadas formas. São diversos sabores que podem ser apreciados sozinhos, acompanhados, adicionados em receitas de outras sobremesas etc. 

Sorbet 

O sorbet é uma opção menos conhecida, mas são leves, naturais e contam com sabor marcante. A receita do sorbet é mais simples e tem menos ingredientes e passos. Acredite ou não, essa é uma opção sem nenhum tipo de gordura e também não conta com ovos na sua preparação. Essa sobremesa é feita apenas com  frutas, açúcar e um pouco de água. Difícil de acreditar que uma gostosura dessa seja tão natural, não é verdade? 

Um grande diferencial do sorbet é que além de saboroso, é ótimo para quem não pode consumir leite. Por o principal ingrediente ser a própria fruta, essa sobremesa tem um sabor intenso e ainda é refrescante, como todo sorvete deve ser! 

Um ótimo ponto a destacar é que muitas vezes não é necessário adicionar açúcar na receita, já que a fruta pode trazer o docinho que deseja. Ou seja, está liberado na dieta! 

Gelato 

Por último mas não menos importante – e saboroso, o gelato é uma sobremesa tipicamente italiana, mas que já conquistou o mundo! Esse produto tem algumas peculiaridades, mas em sua receita são basicamente os mesmos ingredientes do sorvete tradicional de massa citado mais acima. O gelato também leva  leite, frutas e açúcar, o que diferencia são proporções, isso porque têm menos gordura, mais açúcar e têm menos ar incorporado na mistura do que o tradicional. Todo esse processo, resulta em uma textura mais densa e cremosa característica dos gelatos.

Diferente do sorvete tradicional, o gelato é feito de maneira artesanal com ingredientes bem frescos e deve ser consumido no mesmo dia em que foi preparado. Falando nas particularidades deste produto, você sabia que a temperatura em que o gelato é servido deve ser entre -12°C e -14°C? É isso mesmo! Esse cuidado é tomado para não chocar as papilas gustativas dos clientes e assim eles passam a sentir muito mais o sabor real da sobremesa. 

Outra curiosidade que talvez você não saiba é que na Itália, o gelato é considerado uma gostosura completa para a alimentação e que vai bem em qualquer momento do dia. Podendo ser tomado até mesmo no café da manhã, já tem proteínas, açúcares e leite. E se a moda pega? Seria no mínimo uma delícia!

Tem mais variedade ainda!

Agora que já sabe a diferença entre eles, pode escolher o seu preferido e saboreá-lo! Ou provar um em cada dia, que tal? Para te dar mais algumas dicas de como deixar os seus dias mais refrescantes e deliciosos, ainda existem outras variedades do sorvete, como o frozen yorgute, um iogurte gelado em forma de sorvete expresso, opção mais ácida e leve do que as tradicionais.

Ainda existem as granitas, doce tradicionalmente italiano, feito com água e sucos de fruta, misturados e congelados e, depois, raspados.

Como foi dito, as opções são diversas, já que é uma iguaria mundialmente conhecida. Todas tem suas peculiaridades, mas são uma delícia e podem ser encontrados facilmente atualmente. Então, aproveite! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.