Especialista Ana Chauvet ensina como criar um currículo perfeito

0

Um bom currículo, antes de mais nada precisa ser simples, direto e objetivo. Uma estratégia precisa ser adotada: o currículo precisa ter um objetivo claro e apresentar um storytelling que conte uma história que faça sentido para a empresa e a vaga pretendida, é o que afirma a especialista em recrutamento e consultoria de carreiras, Ana Chauvet, que reuniu dicas valiosas sobre como criar um currículo que chama a atenção e aumenta suas chances de aprovação na entrevista.

Uma boa dica para elaborar um currículo objetivo é utilizar tópicos essenciais e importantes, pois a falta de informações ou o excesso delas poderá ser prejudicial. 
Dados pessoais, objetivos profissionais, formação acadêmica, experiência profissional, experiência internacional, cursos e habilidades e voluntariado são boas alternativas de tópicos e podem concentrar as informações fundamentais. No primeiro tópico, Dados, é fundamental colocar nome e sobrenome. 

Quando o nome é muito extenso, optar pelo sobrenome mais usado pode ser uma boa alternativa. É necessário colocar o bairro, cidade e o estado onde mora, o nome da rua e o número não é necessário. É bom lembrar que nos contatos, o número de telefone deve vir com o DDD e o e-mail precisa ser profissional. Incluir o perfil do LinkedIn ajuda muito na hora da seleção. 

No Objetivo Profissional, vá direto ao assunto e coloque o cargo pretendido ou a área em que deseja atuar. Na Formação Acadêmica, coloque as formações na seguinte ordem, considerando as que possui: tecnólogo, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. É necessário colocar no nome da instituição onde estudou e o ano da formação ou de conclusão. Cursinhos entram em outro momento.

No campo Experiência profissional, é bom ter cautela e preencher de forma informativa. Além do nome da empresa e cargo, é fundamental incluir as atividades realizadas. Esta tarefa é bastante desafiadora e muitos candidatos se perdem na hora de detalhar. No entanto, o candidato pode descrever as atividades rotineiras, considerando um dia de trabalho e as principais atividades realizadas no cargo ou até mesmo, pesquisar na internet as funções daquele cargo e usar as informações como inspiração, incluindo apenas as que realiza e domina. 

Caso o candidato tenha Experiência Internacional, é importante relatar se foi à trabalho ou estudo, inserir o país, o nome do programa ou projeto e falar brevemente sobre a experiência. Viagens à passeio ou de outra ordem não são consideradas Experiências Internacionais. 

No tópico Cursos e Habilidades é o momento em que o candidato deve incluir um segundo ou terceiro idioma e o nível de conhecimento, e os cursos que tenha feito. É importante focar nos cursos que tenham a ver com o objetivo profissional e com desenvolvimento pessoal no exercício daquela vaga. 

No último tópico, Voluntariado, é o momento adequado para o interessado na vaga mostrar seu lado humano e solidário, ainda mais se já tiver estudado sobre a empresa e descobrir se a visão e os valores estão alinhados com aquele papel. É necessário colocar o nome do local, período e o que foi feito. 

Como o currículo é o primeiro sim que o candidato recebe durante um processo seletivo, é muito importante dedicar um tempo para elaborar e corrigir. Evite muitas experiências ou experiências que não agregam tanto, candidato com currículo longo e passagem por muitas empresas pode deixar algumas informações para a hora da entrevista. 

As informações compartilhadas precisam ser estratégicas e técnicas para corresponder com a função pretendida. Em outras palavras, é preciso fazer sentido. Pessoas sem experiência profissional em busca do primeiro emprego ou com poucas experiências podem inserir habilidades como domínio de computador ou aplicativos que podem ser úteis para a empresa, como edição de vídeos, habilidade em tirar fotos, por exemplo. 

Lembre-se que as informações colocadas no currículo servem de isca para o recrutador e por isso, evite informações aleatórias como experiências e cursos que não tenham nenhuma ligação com o cargo ou a empresa de interesse. Muitos cursos em diferentes assuntos e temas pode demonstrar falta de foco. 

O currículo aprovado sem dúvida será aquele que estiver melhor alinhado com as funções e que demonstra que o candidato tem mais habilidade técnica. Por isso, deixe as informações comportamentais para a entrevista e demonstre capacidade e interesse no bate papo.