ID Jovem: O que é e como fazer?

0

O ID Jovem é um documento digital concedido pelo Governo Federal que serve para trazer benefícios a um determinado grupo de pessoas.

Então continue a leitura para entender corretamente como tudo isso funciona e verificar se você pode solicitar o seu e usufruir de meia -entradas, isenções e fazer reservas. 

O que é ID Jovem?

De uma forma resumida, a Identidade Jovem é um documento fornecido de maneira digital pelo Governo Federal e oferece certos benefícios para pessoas de baixa renda.

Além disso, ele faz parte da Lei da Juventude, sendo aceito em diversos locais. Confira uma lista com os benefícios disponíveis para quem tem um IDJovem:

  • meia-entrada em shows, teatros, cinemas, jogos (futebol), museus, entre outros;
  • reservas de lugares nas viagens (interestaduais), 2 gratuitos e 2 com 50% do valor;
  • isenção em concursos que sejam públicos ou em vestibulares das universidades federais.

Como fazer o ID jovem?

Antes de tudo, você tem que ser aceito no programa, enquanto que você ainda precisa cumprir esses requisitos:

  • ter idade entre 15 e 29 anos;
  • ser inscrito no CadÚnico e tendo NIS Ativo;
  • possuir renda família de até R$ 1.874.

Dessa forma, para fazer o cadastro do documento é necessário ter o NIS. Então, você realiza a inscrição no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Com isso, para você ter o ID Jovem precisará realizar um cadastro  para o qual irá necessitar destes documentos:

  • registro geral;
  • cadastro de pessoa física;
  • título de Eleitor;
  • comprovante de residência;
  • certidão de casamento;
  • carteira de trabalho;
  • matrícula escolar;
  • contratos (aluguéis).

Quais são os benefícios do ID Jovem?

Além do direito à meia-entrada em diversos locais, você não precisará pagar as taxas cobradas em concursos públicos.

As viagens feitas de maneira gratuita também aparecem como uma vantagem e tanto. O Id Jovem permite 2 vagas no transporte rodoviário, sendo 100% gratuitas. Enquanto que as outras duas vagas só custam metade do preço. Vale destacar, que essas são viagens interestaduais.

Por fim, você ainda pode utilizá-lo para eventos de cultura, esporte e lazer com 50% de desconto.

Quem tem ID jovem recebe auxílio emergencial?

Sim. Pois, os cidadãos que possuem o CadÚnico podem receber esse benefício. Desse modo, estão inclusos as pessoas de baixa renda que também possuem o seu ID Jovem.

Somente estudantes podem emitir a Identidade Jovem?

Para solicitar o ID Jovem é fundamental estar dentro dos quesitos propostos. Nesse sentido, estando na faixa etária entre 15 e 29 anos, você pode ser estudante ou não.

Como faz para viajar de graça pelo ID Jovem?

Logo após a geração do documento será necessário baixar o aplicativo do mesmo. Dessa forma, você poderá inserir as suas credenciais e obter um link, gerando o seu ID Jovem.

Caso queira, é só imprimir e plastificar o documento e poderá utilizá-lo nas viagens da mesma forma que a carteirinha estudantil ou abra o aplicativo e mostre o documento digital no guichê de atendimento.

Vale mencionar que o transporte poderá ser de ônibus, embarcações ou em um trem. De tal forma que são 2 vagas (100% gratuitas) e duas com 50% do preço.

Contudo, dentro da própria cidade ou entre município isso não valerá. Afinal, o objetivo é possibilitar uma viagem entre dois estados distintos. A reserva dos assentos deve ser realizada três horas antes do passeio. 

É possível viajar de avião com o ID Jovem?

O ID Jovem não disponibiliza viagens de avião. Com isso, o jovem de baixa renda poderá utilizar apenas ônibus, trem ou embarcação.

Além disso, o benefício permite apenas que a pessoa possa ser transportada até o local, não influenciando em custos como alimentação ou hospedagem.

Quantas vezes posso viajar com o ID Jovem?

Você deve saber que esse benefício de transporte só vale em certas condições. Pois, é necessário que haja uma vaga disponível, sendo esse, nos ônibus, por exemplo, um critério importante.

Entretanto, pela lei pelo menos dois assentos terão que ser destinados ao detentor do documento. Ao passo que a reserva é feita diretamente no guichê onde é feito o atendimento e não online.

Saiba também que não existem limites de viagens com o ID Jovem. Dessa maneira, você terá total liberdade para escolher quantos locais quiser visitar. Porém, esteja ciente de que o passeio precisa ser interestadual.

Vale destacar que você deve conferir as vagas antecipadamente, já que elas podem facilmente esgotar. 

Esse documento é ideal para ter benefícios e viajar gratuitamente. Caso você se encaixe nos critérios para obtê-lo, não perca tempo e solicite o seu!