Como o marketing digital pode ajudar você em tempos de crise

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Vivenciar uma crise é uma experiência desafiadora para todos os empreendedores, principalmente os que estão à frente de micro e pequenos negócios.  E encontrar soluções para sobreviver em tempos sombrios e incertos demanda uma boa dose de aceitação, e disposição para enfrentar as dificuldades diárias que ela acarreta.

A pandemia do novo coronavírus, invadiu o Brasil de forma devastadora, e impactou negativamente todos os setores da sociedade, a quantidade de vítimas que perderam suas vidas, empregos e negócios continua numa crescente, e ainda não é possível ter uma dimensão exata dos estragos que ela causou. 

A retração da economia pode ser exposta em números alarmantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística), ao menos, 716 mil empreendimentos fecharam as portas definitivamente – sendo maioria absoluta de micro e pequenas empresas – as maiores responsáveis por mais da metade dos empregos de carteira assinada no país.

Isso significa que a crise gerou uma reação em cadeia, observada na alta taxa de desemprego desde o início da pandemia em 2020, atingindo 13,8 milhões de pessoas, a maior taxa desde 2012.

Esses dados são extremamente relevantes, pois ele nos permite entender as consequências de um cenário crítico, como esse que estamos atravessando, pois, apenas desta forma, é possível pensar estratégias de sobrevivência, e melhor, de se fortalecer e crescer mesmo em meio às adversidades.

Enfrentando a crise, busca de soluções efetivas

Quando uma empresa, seja ela grande ou pequena, está passando por uma situação de crise e turbulência econômica, existem basicamente dois tipos de comportamentos e abordagens esperados e mais comuns, cujo objetivo é tentar proteger os negócios e fazê-los superar as dificuldades.

  1. O empreendedor assume uma prática mais conservadora, avaliando e identificando onde é possível reduzir custos e cortar gastos, e tenta reestruturar seu negócio para que ele sobreviva até a crise passar e o mercado se restabelecer.
  2. O empreendedor avalia e reflete sobre os rumos de seu negócio na tentativa de remodelá-lo e se adaptar às novas demandas do mercado e ao comportamento dos consumidores.

Independente de qual a sua escolha, é preciso ter em mente que o mercado está em constante transformação, a prova disso é a forma que a era digital definiu novas possibilidades de fazer negócios, empreender e consumir. 

Ao mesmo tempo, assumir uma postura conservadora quando não há uma definição exata de quando a crise vai acabar e o mercado voltará à normalidade, pode ser muito prejudicial para qualquer negócio. 

É preciso se movimentar, e buscar soluções e oportunidades em contextos incertos, e refletir sobre as melhores ações para garantir o sucesso de sua empresa mesmo em situações de instabilidade.

Onde o marketing digital entra nisso tudo?

O marketing digital é uma ferramenta extremamente poderosa e deve ser aproveitada ao máximo, principalmente em tempos de crise como este. 

Usar as estratégias desenvolvidas pelo marketing digital tem atraído resultados incrivelmente satisfatórios, levando em consideração não apenas o custo-benefício, mas o retorno e interação com a audiência.

O marketing digital é uma solução completa, inclusive para empreendedores mais conservadores, pois permite que haja redução de custos e gastos, ao mesmo tempo que é possível aumentar sua rede de relacionamento com o público, permitindo, inclusive, uma avaliação mais rápida e precisa de dados e informações sobre o que funciona ou não para o seu negócio e mensurar o retorno de cada investimento.

Conheça agora algumas estratégias mais comuns do Marketing Digital.

1. Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, tem como principal objetivo entender as dores e necessidades dos clientes, de forma a oferecer soluções capazes de atender suas demandas.

Com o Inbound Marketing é possível traçar um perfil bem claro de quem faz parte de seu público, facilitando o conhecimento sobre comportamentos e interesses. 

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo envolve a produção, divulgação e publicação de conteúdos que sejam relevantes para seu público, com o objetivo de atrair o maior número de pessoas possível e convertê-las em clientes.

Para produzir conteúdo, é possível utilizar vários suportes e mídias diferentes, como blogs, infográficos, sites, vídeos, podcasts e perfis em redes sociais.

3. Email marketing

O email marketing dá a possibilidade de disparar mensagens sobre serviços promocionais, novidades, entre outras com fim comercial a um grupo de contatos obtido pela empresa.

Os principais objetivos desse tipo de estratégia é ampliar a rede de comunicação com o cliente, oferecendo novas e melhores soluções ou produtos.

4. SEO

Esta é uma estratégia de marketing com foco nos mecanismos de busca, como o google, com o objetivo de fazer com que a empresa seja encontrada mais facilmente pelos usuários e esteja melhor posicionada nos resultados de busca, de forma orgânica, sem precisar investir dinheiro em anúncios.

5. Links patrocinados

Os links patrocinados, são basicamente publicidades pagas, permitindo uma exposição mais ativa na internet, por meio de espaços pagos nas páginas de resultados de busca ou em sites.

6. Redes sociais

As redes sociais permitem maior interatividade com o público, e estão focadas principalmente na comunicação, no diálogo e na influência.

Ter uma ou mais contas ativas nas redes sociais é fundamental para reforçar os valores de sua marca, estar mais próximo do seu público e enfatizar sua atuação no mercado.

Existem diversas outras estratégias de Marketing digital, cada uma com um propósito diferente, mas o importante é perceber, que quando são bem utilizadas, seja individualmente ou em conjunto elas fazem toda diferença no seu negócio, inclusive te ajudar a superar momentos de crise.