Mockup: entenda como funciona esta ferramenta

0

Se você entrou no mundo do design há pouco tempo, já deve ter percebido a variedade de termos, técnicas e recursos que esta área oferece.

Trabalhar com design exige não apenas criatividade, mas o domínio de algumas ferramentas que contribuem para a materialização das ideias e a possibilidade de ter suas criações aprovadas e compreendidas pelo cliente.

Uma dessas ferramentas é o Mockup, e neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre ela, sua importância para qualquer projeto e como usá-la em todo o seu potencial para proporcionar o diferencial, a qualidade e a eficiência que o seu trabalho precisa.

Acompanhe conosco!

O que é um Mockup?

Mockup nada mais é do que um modelo, uma maquete, ou uma representação de objetos e produtos, na maior parte das vezes digital, elaborada para que seja possível visualizar e avaliar o desempenho de um projeto.

Com o Mockup é possível desenvolver produtos e objetos com aparência, texturas, cores, etc. tornando possível analisar e avaliar seu resultado final, sem que o projeto tenha sido finalizado de fato.

Para deixar ainda mais claro, vamos nos apoiar em um exemplo.

Imagine que seu cliente entrou em contato para que você crie o rótulo para a mais nova cerveja artesanal que ele está produzindo, incluindo logo, tipografia, e a identidade da marca. Você colhe as informações que ele te passou, desenvolve a idéia e finaliza o seu trabalho.

Para mostrar a seu cliente como ficará o rótulo aplicado no objeto, você pode usar de um modelo de garrafa digital e editável, para que ele tenha noção de como ficará o produto real. Em outras palavras, a representação que você usará, é o mockup.

Maker Mocrup
Fonte: Maker Mockup

Qual a importância de usar um mockup?

Agora que você já sabe o que é um mockup, provavelmente já deve ter imaginado a importância deste elemento incorporado a seu projeto. Com ele é possível:

⦁ Proporcionar uma experiência única ao cliente a respeito de seu produto ou objeto finalizado;
⦁ Fornecer uma demonstração e uma avaliação do design aplicado de forma a deixá-lo o mais próximo do real;
⦁ Ter mais chances de aprovação em um projeto, já que o cliente terá uma noção mais concreta do que você idealizou para ele;
⦁ Oferecer uma apresentação definitiva e conclusiva do projeto;
⦁ É um estímulo visual poderoso e que causa um impacto positivo quando bem utilizado;
⦁ Evita perdas e desperdício de materiais, além de proporcionar a você, designer, um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento de seu próprio projeto.

Não sei fazer mockup, e agora?

Fique tranquilo, o mundo do design é imenso e, obviamente, não é possível dominar todos os caminhos que ele oferece.

É por isso que existem muitos profissionais, dedicados à criação dos mais diferentes materiais gráficos, dentro do design, e entre eles, os que focam na produção de mockups.

Os mockups mais comuns são criados em programas como Photoshop, geralmente usando fotografias reais para produzi-los, e outros criados em softwares 3D, desenvolvendo, desta forma, modelos base para que peças gráficas sejam aplicadas a eles.

Na internet é possível encontrar uma infinidade de mockups para serem baixados e usados, seja de forma gratuita, ou vendidos por outros designers.

Como usar um mockup?

O mockup é uma ferramenta indispensável se você quer e/ou precisa atribuir ao seu trabalho uma representação realista de um produto ou objeto em processo de finalização, e não importa a finalidade, ou por qual setor ele será usado – indústria, comércio, saúde, educação, moda, etc. – a utilidade do mockup é vasta em todas elas.

O objetivo deve ser sempre oferecer um serviço de qualidade, o que ajuda não só a atrair, mas também fidelizar clientes e satisfazer suas necessidades.