5 reality shows mais polêmicos do mundo

0

Há muito tempo a indústria da mídia se deu conta do quanto nossa atenção é valiosa e imprescindível para aumentar os pontos de audiência e lucrar. E os reality show são programas especialistas em nos fazer ficar vidrados em frente às telas, um exemplo bem claro de reality show no Brasil, é o BBB21, pois cada edição tem um tema, e que causa muita polêmica entre participantes e o público.

O poder de interatividade e engajamento que o reality show oferece são inquestionáveis, e muitos deles definiram fórmulas que resultaram em um sucesso tão grande que continuam sendo exibidos, ano após ano, para um público cada vez mais curioso.

Sem sombra de dúvidas, Realitys Shows são instigantes, e se você é do tipo que adora acompanhar a vida dos outros, com certeza, chegou ao lugar certo.

Hoje trouxemos alguns dos reality shows mais polêmicos do mundo. Vamos conferir!   

O que são reality show

Como o próprio nome sugere, os reality shows é um gênero de programa televisivo baseado na realidade, onde pessoas e acontecimentos não são fruto de uma ficção ou conduzidos por algum roteiro.

Nele, um grupo de pessoas se reúnem para conviverem, interagirem, superar desafios, competir e muitas vezes serem recompensadas pelo seu desempenho. 

Porque os reality shows causam tanta polêmica?

Para além de serem apenas um programa de televisão, a evolução e experimentação dos reality shows fez com que eles se tornassem um tipo de produtos multimídia que conseguiu se adaptar muito bem ao domínio da internet nesta era digital.

Em seus mais variados formatos e propostas, a capacidade de se reinventar que cerca os realitys é incrível, tem para todos os gêneros e gostos; desde aqueles onde os participantes competem entre si, até aqueles onde você simplesmente acompanha a rotina de alguém.

Há programas para quem curte culinária, moda, construção, design, etc. São muitos e tão diversos que você consegue imaginar a versatilidade e a adaptabilidade desse modelo de entretenimento.

A polêmica toda talvez aconteça devido a um conjunto de fatores que juntos formam um caldeirão de possibilidades:

  • Nossa identificação com os participantes, sofremos junto com eles, sentimos raiva, torcemos pela vitória ou pela derrota, discordamos ou concordamos como modo de ser ou agir. Não esqueça que se trata da vida real de alguns sendo exibida para outros. 
  • Nos projetamos nos participantes, nos imaginamos lá, e nos perguntamos o que faríamos de igual ou diferente se estivéssemos em seu lugar;
  • Nos sentimos pertencentes a esse universo, afinal se trata de gente como agente, cometendo erros e acertos, brigando, discutindo, se divertindo, namorando, sendo contraditórios, fofocando…

Existe melhor ambiente para fomentar polêmicas? Provavelmente não, e elas acontecem muito! E todo mundo, participantes e espectadores, ficam com as emoções à flor da pele.

VEJA TAMBÉM No Limite: guia sobre o primeiro reality show brasileiro

Reality Shows mais polêmicos do mundo

1. Who Is Your Daddy? 

Neste programa, exibido pela FOX em 2005, pessoas adotadas tinham a oportunidade de se reencontrar com o seu pai verdadeiro. E é aí que acaba o que poderia ser um programa interessante.

A ideia desse reality era que a pessoa adulta fosse colocada na frente de 25 homens, e no meio deles estava o pai biológico. Se o participante pudesse escolher corretamente o pai verdadeiro, ganhava 100 mil dólares, caso escolhesse incorretamente, o pai “falso” receberia a bolada.

Organizações dos direitos de adoção acusou a emissora de descaso com uma questão séria e traumática que é o abandono parental, além da pressão e da tortura que  participante sofria durante o programa.

A emissora conseguiu exibir apenas o episódio piloto e a série foi cancelada imediatamente. 

2. Megan Wants a Millionaire 

Este é um reality show dos Estados Unidos, do canal VH1, exibido em 2009, que consiste , na busca de Megan Hauserman, uma sub-celebridade, por um marido milionário e seu amor.  

No Programa 17 homens competiam para ter Megan como Troféu.

acontece que três episódios após o início do programa, sua transmissão foi suspensa, depois de anunciado que um dos concorrentes, Ryan Jenkins, estava sendo procurado pela polícia pelo assassinato da esposa – o corpo dela foi encontrado em uma mala perto de uma lixeira na califórnia.

Dias depois Ryan também foi encontrado morto, aparentemente suicídio.

3. Toddlers and Tiaras (Pequenas Misses)

Este programa começou a ser exibido em janeiro de 2009, pela TCL, se encerrando em 2013 e após um hiato de 3 anos, teve uma sequência em 2016.

A ideia desse reality era acompanhar a vida de meninas colocadas para concorrer em um concurso de beleza infantil (ou disputa pela tiara) e suas famílias. 

Assim como muitos programas que envolvem a exposição controversa de crianças, esse foi alvo de muitas polêmicas. 

Ações como vestir as meninas de maneira provocante, com excesso de maquiagem e visual inadequado para sua idade, ou realização de apresentações pelas meninas, muitas vezes contra a sua vontade.

Além disso as atitudes de algumas mães foram criticadas e questionadas, uma delas incentivou que a filha fumasse cigarros falsos no palco, outra por usar enchimento para que parecessem seios.

Este programa gerou muita revolta por influenciar o abuso infantil e por levantar questões sobre padrão de beleza, e abuso infantil.

4. Man vs. Beast 

Este é mais um programa de gosto duvidoso, produzido pela FOX, a premissa era colocar desafios para que pessoas e animais competem entre si.

Eram competições que desafiam limites do corpo, agilidade, rapidez, força, entre os competidores.

O programa gerou muita polêmica e brigas entre os defensores dos direitos dos animais.

5. There’s Something About Miriam

There’s Something About Miriam foi um reality show exibido em 2003 pelo Reino Unido, onde um grupo de homens conviviam com a modelo e apenas um seria o escolhido para se tornar seu namorado.

O problema com o programa começou a partir do último episódio, quando foi revelado aos participantes que Miriam era uma mulher transexual, a polêmica estava formada.

Após a conclusão do programa e antes que ele fosse ao ar, os concorrentes iniciaram uma ação judicial alegando conspiração, agressão sexual, difamação, quebra de contrato e danos pessoais (psicológicos e emocionais).

Grupos de pessoas transgênicas também receberam o programa de forma negativa, por temer reações públicas, por reforçar estereótipos e violências contra o grupo. 

Como deu pra perceber, polêmica é o que não falta nos reality shows mundo afora. Ideias de gosto duvidoso, mal concebidas e que repercutiram negativamente são realidade em um mundo onde a realidade se tornou mercadoria.