Como selecionar um advogado de defesa criminal

0

Selecionar o advogado de defesa criminal certo para si ou para um ente querido pode ser uma das partes mais difíceis de qualquer desentendimento com a lei. É também um dos mais importantes.

É fundamental que você encontre um advogado respeitável em quem possa confiar. Há várias coisas a considerar ao procurar um advogado.

Determinando suas necessidades legais

Se você estiver enfrentando uma acusação criminal, por menor que seja, procure aconselhamento jurídico. 

Mesmo que você decida não contratar um advogado para representá-lo em tribunal, uma consulta pode ajudá-lo a entender as acusações contra você. 

Seu advogado deve explicar as defesas disponíveis, todas as possibilidades de barganha e quais seriam seus próximos passos se você fosse condenado.

Se você estiver enfrentando uma acusação grave, é altamente recomendável que um advogado de defesa o represente no tribunal.

Por uma taxa menor, você pode simplesmente consultar um advogado antes do julgamento.

Para determinar a gravidade, saiba que tipo de situação você está enfrentando. Um crime é o tipo mais grave. Assassinato e assalto à mão armada são exemplos de crimes.

Um delito é uma acusação menos séria. Furtar em lojas é um exemplo comum. As infrações são as acusações menos graves. Exemplos incluem violações de tráfego.

Decida que tipo de advogado de defesa você precisa.

Você precisará determinar se precisa de um advogado estadual ou federal. Se você violou uma lei estadual, contrate um advogado especializado em lei estadual.

Os casos de leis estaduais incluem violações de trânsito, contratos quebrados, roubos e disputas familiares, entre outros. 

Os casos federais incluem, entre outros, casos que envolvem violação da Constituição, casos de falência, direitos autorais e casos de patentes. 

Se você está sendo acusado de violar uma lei federal, convém contratar um advogado de defesa mais experiente, capaz de dedicar uma grande quantidade de tempo ao seu caso.

Isso ocorre porque os casos que envolvem lei federal geralmente são mais complexos.

A principal diferença entre violar as leis estaduais e federais é que, quando você infringe uma lei federal, você é processado pelo Ministério Público. 

Um promotor deste escritório tem mais tempo e recursos para se dedicar ao processo.

Fale com o defensor público 

É útil entender a diferença entre um advogado de defesa e um defensor público. Os defensores públicos geralmente são reservados para pessoas que não podem pagar advogados particulares. 

Muitos defensores públicos têm tempo e recursos limitados para trabalhar no seu caso. 

Se você tiver recursos limitados e sua cobrança não for grave, vale a pena consultar o defensor público designado ao seu caso. Peça a ele uma avaliação honesta do seu caso.

Pergunte ao defensor público quais informações ele precisa para ajudá-lo a sair sob fiança. Pode ser necessário ajudá-lo a entrar em contato com um membro da família que possa acessar suas informações financeiras.

Procure um advogado especializado em defesa criminal

Você pode procurar um advogado que concentre sua prática na área específica de defesa que você precisa. 

Muitos advogados de defesa criminal não apenas lidam com casos rotineiros de defesa, mas alguns se concentram em uma área específica. Por exemplo, alguns trabalham exclusivamente em crimes financeiros.

 Alguns se concentram na defesa de estupro, de crimes violentos ou em outras áreas de especialidade. Procure um advogado que esteja disposto a dedicar tempo suficiente para conhecer seu caso.

A Ordem dos Advogados de muitos estados oferece especialização em direito e é a autoridade máxima em credibilidade. 

Observe as designações oferecidas para ver se uma especialização está alinhada com o seu caso. A Ordem dos Advogados do seu estado deve ter um site informativo.

Escolha as qualidades que são importantes para você

As boas qualidades para procurarem um advogado de defesa incluem excelentes habilidades de comunicação, o que o ajudará a discutir melhor o seu caso. Também pode ser importante contratar um defensor com um bom histórico. 

Não se esqueça de considerar a experiência dele com seu tipo específico de crime. 

Talvez a ética seja uma das suas prioridades. 

Pergunte a um amigo ou membro da família se eles trabalharam com um advogado que respeitam e consideram honesto.

Considere pedir ao advogado para lhe dar um exemplo de negociação bem-sucedida. Ele obteve o melhor resultado possível para o seu cliente?

Escolhendo um advogado de defesa

Use fontes respeitáveis ​​para encontrar possíveis advogados. Se você for acusado de um crime que possa causar um registro criminal, precisará de alguém com experiência em um especialista jurídico. 

Existem várias maneiras de iniciar a busca pelo advogado que melhor atenderá às suas necessidades. Use a internet ou visite sua biblioteca local para ver uma variedade de recursos.

Os advogados são frequentemente membros de organizações profissionais. Estados e algumas grandes cidades têm organizações de defesa criminal. Ligue para a mais próxima de você. 

Algumas organizações têm diretórios online ou fornecem serviços de referência. Peça uma referência. Se você trabalha regularmente com um advogado ou escritório de advocacia por meio do seu trabalho, esse advogado poderá recomendar um de defesa. 

Se você tem um amigo ou membro da família que teve que contratar um advogado de defesa, ele pode recomendar (ou alertar contra) um determinado advogado.

Você também pode ir diretamente ao site da Ordem dos Advogados do Estado e pesquisar em Especialista em Direito Penal Certificado no seu condado.

Tem cuidado. Não se deixe enganar por esquemas de marketing chamativos ou declarações gerais que garantem o sucesso. 

Suspeite de qualquer advogado que garanta a você um resultado específico em um processo criminal antes de comparecer ao tribunal e antes de revisar todos os documentos e evidências. 

Nenhum advogado deve fazer promessas antes que o caso realmente comece. Peça para examinar um contrato de amostra antes de assinar. Desconfie de advogados que desejam uma grande quantia de dinheiro adiantado para lidar com um caso apenas através de procedimentos iniciais e não através de julgamento por júri.

O advogado deve ser honesto sobre os resultados prováveis ​​do seu caso e nunca deve fazer promessas sobre os resultados garantidos.

Calcule o custo da contratação de um advogado. O custo de um advogado geralmente é baseado na complexidade de um caso. Os advogados normalmente solicitam um retentor (pagamento) quando a defesa provavelmente exigir a contratação de testemunhas especializadas ou se haverá moções extensas. 

Os advogados têm várias maneiras de cobrar por seu trabalho. Isso inclui taxas fixas, taxas por hora e taxas para partes específicas do caso.

As tarifas horárias podem ser as mais acessíveis, mas também as menos previsíveis. É difícil prever com precisão quanto tempo levará o seu caso.

As taxas fixas são as mais previsíveis, mas podem prejudicar o cliente em casos complicados. Muitos advogados oferecem um contrato de honorários que oferece um retentor mínimo reembolsável, mas depois aumenta conforme o caso ultrapassa esse valor.

Casos de contravenção podem custar vários milhares de dólares em honorários legais. 

Os casos criminais geralmente começam em R$ 5.000 e podem ser muito mais altos se o crime for muito grave, como aqueles que envolvem agressão ou homicídio.

Organize uma consulta

É melhor ter uma conferência cara a cara para determinar se você se sente à vontade com o advogado. 

Encontre o advogado e decida se você tem confiança em suas habilidades e se sente confiante na análise dele do seu caso. 

Lembre-se de que uma consulta não é um acordo vinculativo. Você deve agendar consultas com mais de um advogado para garantir a seleção do melhor para você.

Se você acha que há algo desagradável no advogado, não precisa prosseguir com esse advogado específico. 

Não há nada de errado em consultar um advogado e depois optar por não contratá-lo para representá-lo.

Coloque o melhor no que faz. Você quer impressionar o advogado, tanto quanto deseja que ele o impressione. Vocês dois precisam querer trabalhar juntos.

Se o tempo permitir, encontre-se com 3-4 advogados. Isso lhe dará uma escolha, mas também é uma piscina pequena o suficiente para impedir que você fique sobrecarregado.

Prepare uma lista de perguntas a serem feitas durante a consulta

Isso ajudará você a obter todas as informações necessárias. Pode ser intimidador encontrar-se com um advogado. Ao preparar as perguntas com antecedência, você se sentirá mais preparado e com menor probabilidade de esquecer de fazer perguntas importantes.

Pergunte sobre taxas e horários de pagamento. Você também pode pedir uma lista de casos semelhantes nos quais ele trabalhou.

Você deve perguntar ao advogado que tipo de estratégia de julgamento ele recomendaria. Você também pode perguntar sobre pechinchas e negociações.

Pergunte sobre suas alternativas. Você deseja que todas as suas opções sejam explicadas claramente.

Você pode perguntar: “Por que você é o advogado certo para lidar com este caso?” A resposta deve lhe dar uma boa idéia de seu plano e experiência.

Você também pode dizer: “Com que rapidez ,você começaria a trabalhar? Quais informações você precisa para começar?”

Determine os outros membros da sua equipe jurídica

Durante a consulta, pergunte ao advogado sobre sua equipe. Você deve descobrir quem trabalhará no seu caso se contratar esse advogado e qual é o nível de experiência deles quando se encontrar com o advogado. 

Os advogados geralmente têm assistentes que os ajudam a preencher as lacunas do caso.

Você deve fazer perguntas específicas sobre assistentes e paralegais. Por exemplo, pergunte a que taxas eles faturam.

Descobrir quanto trabalho o advogado principal fará. Que porcentagem de trabalho essas outras pessoas farão e que porcentagem de tempo seu advogado dedica ao seu caso?

Agora também é um bom momento para descobrir o que aconteceria com o seu caso se o seu advogado adoecesse ou se tornasse indisponível inesperadamente.

Discuta os fatos do seu caso com o advogado

 Descubra como esse advogado específico está familiarizado com casos semelhantes aos seus. 

Pergunte ao advogado como ele abordaria o seu caso. Nesse ponto, o advogado deve poder discutir como ele procederá. Você deve discutir as comunicações do escritório de advocacia e quais serviços auxiliares ele acha que você precisará, como testemunhas especializadas ou investigadores particulares.

Quanto mais informações você oferecer a um advogado de defesa criminal em sua consulta inicial, mais precisamente o advogado poderá oferecer para representá-lo a uma taxa realista.

Leve a sua papelada para a consulta com você. Isso inclui a documentação da fiança e quaisquer documentos emitidos pelo tribunal, como as acusações apresentadas contra você ou mandados de prisão.

Trabalhando com seu advogado

Permita que seu advogado conduza sua defesa. Muitas pessoas sentem que entendem a lei. Talvez você sinta que, como o caso envolve o seu futuro, você deve ter muitas informações sobre o seu caso. 

No entanto, é importante lembrar que o sistema jurídico é intrincado e complexo. Seu advogado entende a lei melhor do que você;

Você deve se sentir confortável com a estratégia de defesa. Mas você deve abster-se de dizer ao seu advogado como fazer o trabalho dele.

Lembre-se de que você revisou completamente as qualificações dele antes de contratá-lo.

 Você provavelmente escolheu alguém qualificado para o trabalho.

Comunique-se abertamente. 

Embora seja importante que você respeite os métodos de seu advogado, também é fundamental que vocês dois estabeleçam uma boa linha de comunicação. 

Você deve fazer perguntas sobre qualquer coisa que não entenda. Você também deve se sentir confortável com as estratégias e métodos dele.

Honestidade também é a chave para um bom relacionamento de trabalho. Nunca minta para o seu advogado.

Para apresentar a melhor defesa possível, seu advogado precisa ter todos os fatos. Lembre-se, ele é limitado pela confidencialidade, então você não precisa se preocupar com o que diz a ele.

Obtenha um sistema de suporte

 Ser acusado de um crime é uma experiência muito emocional. Você provavelmente se sentirá assustado, frustrado e com raiva. Lembre-se de que é normal sentir essas e outras emoções.

Explique sua situação a amigos e familiares. Diga a eles que você precisará de suporte extra durante esse processo.

Peça a alguém de sua confiança que visite seu advogado com você. Isso pode fornecer algum conforto extra para você.