5 Dicas para uma análise de crédito eficiente

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O cenário da inadimplência tem crescido no Brasil: no primeiro semestre de 2022, 6 milhões de empresas estão com conta negativada, segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian.

Além disso, mais de 61 milhões de brasileiros estão inadimplentes, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com dados de abril de 2022. 

A inadimplência, que é a falta de pagamento de contas, dívidas ou qualquer outra obrigação financeira, como aluguel ou fatura do cartão, revela o excesso de endividamento. Muitos brasileiros estão recorrendo a mais de um empréstimo e pedido de crédito, o que compromete muito o orçamento familiar.

Ou seja, milhões de brasileiros estão precisando de dinheiro para pagar suas contas, o que faz com que muitas empresas fiquem sobrecarregadas com a análise de crédito de tantos solicitantes. Além disso, uma análise rápida, mas descuidada, traz consequências negativas para a empresa e para o cidadão. 

Isso porque ao não analisar se o solicitante é capaz de pagar, a empresa terá que arcar com o prejuízo do empréstimo, enquanto o cliente, com mais uma dívida. Por isso, confira 5 dicas para facilitar o processo de análise de crédito, fazendo-o de forma mais rápida, mas também eficaz e menos sujeita a erros. 

5 Dicas para uma análise de crédito mais eficiente

A análise de crédito é um processo fundamental para garantir que sua empresa funcione bem, sem ter que lidar com prejuízos financeiros. Quando bem feita, traz segurança e menos índices de inadimplência, o que é bom tanto para a empresa, que tem seus negócios fortalecidos, quanto para o cliente, que não se enrolará com uma nova dívida. 

Por isso, confira 5 dicas valiosas sobre como fazer uma análise de crédito de forma mais eficiente. 

Crie uma política de análise de crédito

A política de análise de crédito são normas que uma empresa adota para negar ou aprovar crédito aos clientes. Assim, deve-se definir um padrão que facilite o processo, como negar a solicitação de clientes com score (nota de crédito) abaixo de 700. 

Caso necessário, a empresa pode fazer um novo alinhamento, baixando ou subindo o nível de exigência. 

Mantenha os dados atualizados

É essencial conferir se os dados dos solicitantes estão atualizados. Afinal, em questão de pouco tempo, uma pessoa avaliada como bom pagador pode ter se endividado e tornar-se um mau pagador. Ou seja, dados antigos atrapalham o processo e podem exigir nova análise. 

Determine limites de crédito

Determinar limites de crédito traz mais praticidade e segurança ao processo de análise. Isso porque ao invés de negar o valor a um cliente, pode ofertar certo limite, fortalecendo os laços com os clientes enquanto gera lucro. Para isso, deve-se analisar cada cliente, considerando suas capacidades de pagamento.

Conheça o cliente e seu perfil

Ao analisar diversas fontes, é possível conhecer o perfil do seu cliente, como histórico de compras, se ele paga todas as contas em dia, entre outras informações. Assim, o score de crédito, registros financeiros e bancos de dados públicos são pontos importantes de se analisar. 

Use tecnologias e softwares

Quando feita manualmente, a análise de crédito pode apresentar erros, o que dá ao cliente um valor maior do que ele pode pagar, por exemplo. No entanto, ao usar softwares que automatizam esse processo, os erros são evitados, poupando tempo e dinheiro. 

Além disso, softwares trazem análises muito mais detalhadas, permitindo que sua empresa realmente conheça o cliente e ofereça a melhor proposta para ambos.