Dicas de como se preparar para um concurso público

A preparação para um Concurso Público envolve muito estudo, disciplina e foco. 

Se você chegou até aqui porque pretende prestar algum concurso, mas está cercado de dúvidas. Não se preocupe, essas dicas irão ajudá-lo a seguir uma trajetória de estudos bem-sucedida.

Pesquise sobre a área de seu interesse

Você pode pensar que quanto maior o número de concurso se inscreve, maior a chance de passar em algum deles, mas antes de começar a prestar todos os concursos que aparecem, respire e pense a respeito das áreas você tem mais afinidade e quais despertam seu interesse.

Este passo é muito importante, pois a partir dele você vai saber qual caminho percorrer, conseguindo estabelecer métodos e planos de estudo eficazes.

São inúmeras as áreas de atuação ao prestar um Concurso Público, então, escolha aquela que se adequa melhor ao seu perfil e competências. Esteja atento às exigências do edital, leia-o com cuidado e analise as informações para evitar contratempos. 

Organização e planejamento 

Organização e planejamento devem ser prioridades na sua rotina, leve em consideração o tempo que você tem disponível para se dedicar aos estudos e o prazo para a realização da prova.

Se você já sabe o que quer, não precisa esperar que um edital seja publicado para iniciar seus estudos. Tenha em mente que o tempo para a realização de um concurso é pequeno, geralmente entre 60 e 90 dias, por isso, quanto antes você começar melhor.

Definir um plano de estudos irá ajudá-lo em todo o processo de aprendizagem. Estabeleça horários e elabore uma rotina. Dedique um tempo maior as áreas que você tem mais dificuldade.

É fundamental estar cercado de materiais e recurso apropriados de estudo, como livros e apostilas. Explore vídeo-aulas e sites especializados, resolva exercícios e atividades com frequência para se habituar às abordagens das questões. E não esqueça de sempre revisar o conteúdo estudado.

Escolha o lugar adequado

Reserve um espaço adequado para suas horas diárias de estudo. Um ambiente iluminado, arejado, confortável e longe de distrações é essencial para manter o foco e a atenção.

Se não for possível ter esse espaço em sua casa, considere lugares públicos como uma biblioteca, por exemplo.

Cuide da saúde

Talvez você estranhe esse tópico, mas estudar exige tanto do corpo quanto qualquer esporte. Alimentar-se bem, beber bastante água, valorizar suas horas diárias de sono e descanso e praticar alguma atividade física – como uma caminhada ou um alongamento – melhora o raciocínio, diminui a ansiedade e ajuda na concentração para enfrentar uma rotina de estudos intensa. Cuide-se!

Mantenha-se motivado! não perca de vista o seu objetivo

É possível que em algum momento você se sinta desanimado e com vontade de desistir. Mas não se desespere, tenha sempre em mente quais suas metas e objetivos durante os estudos – escreva-as em um caderninho se for preciso – isso manterá você motivado, ajudará a restabelecer o foco e funcionará como um lembrete do que você pode conquistar no futuro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.