3 remédios caseiros para gengivite

0

Apesar de muitas vezes subestimada, a gengivite é um problema dental sério que consiste na inflamação da gengiva. 

Inflamação, essa, causada por bactérias e microrganismos que estão correlacionados a falta de higiene bucal e restos de alimentos na boca. 

Dessa forma, essa doença pode acabar desenvolvendo e gerando consequências dramáticas, como por exemplo o surgimento de outros problemas e assim prejudicando a saúde bucal, influenciando na autoestima e saúde como um todo.

Como é o caso de doenças periodontais e o comprometimento sério da gengiva, que leva a necessidade de extração ou a queda voluntária dos dentes. 

Sendo assim, ao menor sinal de inflamação da gengiva, é necessário buscar um dentista especializado que será capaz de solicitar o melhor tratamento para o problema, como por exemplo um canal no dente, antes que seja tarde demais. 

Entretanto, para além dos tratamentos em consultório, ainda é possível tomar alguns cuidados extras em casa com dicas simples e ingredientes que muita vezes temos no nosso dia a dia.

Sendo assim, confira a seguir alguns remédios caseiros que podem ajudar o paciente a curar uma gengivite, quando são combinados com uma boa higiene bucal e acompanhamento com um dentista especialista. 

Para que o paciente então, possa restaurar sua saúde bucal e não precise buscar por um dentista de implantes.

O que é a gengivite?

Assim como já mencionado anteriormente, a gengivite é uma inflamação, assim como a cárie, só que na gengiva, podendo levar a graves problemas caso não seja tratada. Dessa forma, quando essa inflamação acontece, alguns dos sintomas mais comuns são coisas, como:

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão intensa das gengivas;
  • Sangramento no momento de escovar os dentes;
  • Sangramento em casos graves;
  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Dentes que aparentam ser mais longos;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca.

Em suma, quando o assunto é gengivite, a principal causa está relacionada com a falta de higiene bucal (escovação e fio dental) ou uma higienização da boca que não é a mais adequada. Além da gengivite, outros problemas podem surgir caso a higiene bucal seja ineficiente.

Isso acontece porque o principal agente desta inflamação são os restos de comida que ficam presos na gengiva, muitas vezes por falta do uso do fio dental. Por isso o uso do fio dental é essencial na higiene bucal diária.

Sendo assim, essa inflamação pode acabar piorando, o que faz com que a gengiva fique cada vez pior, sendo necessário buscar um dentista de emergência para resolver o problema imediatamente.

Vale lembrar que a gengiva tem um papel fundamental de proteger as partes mais sensíveis do dente e portanto, proteger sua raiz. Uma vez que a gengiva não está cumprindo seu papel, isso pode resultar na perda dos elementos dentários. 

Em casos extremos em que o paciente acaba ficando sem alguns dentes devido a gengivites e problemas periodontais, o único tratamento restante envolve questões, como implante dentário superior ou próteses, comumente chamadas de dentaduras. 

Possíveis tratamentos para a gengivite

A primeira coisa a ter em mente é que, acima de tudo, é necessário buscar um profissional dentista para avaliar a inflamação e indicar o melhor tratamento. 

Além disso, é preciso saber que existem formas de tratar esse problema em consultório, assim como existem maneiras caseiras de ajudar na recuperação da gengiva. 

Sendo assim, confira a seguir 3 dos principais remédios caseiros que podem te ajudar a curar sua gengivite para restaurar sua saúde bucal e evitar a queda de seus dentes, bem como a necessidade de realizar uma cirurgia em uma clínica de implante dentário.

  1. Solução de água morna e sal

Essa solução atua na gengiva com o objetivo de cicatrizá-la, acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias. Os ingredientes são: ½ colher (de chá) de sal e um copo de água morna.

Dessa forma, basta colocar o sal no copo com a água morna, misturar e enxaguar a boca, fazendo bochecho por 20 a 30 segundos, 2 a 3 vezes por dia. Cuspir a solução em seguida. 

  1. Chá de cravo da índia

O chá, por sua vez, vai ajudar na diminuição de dores e ajudar a melhorar a 

inflamação da gengiva. Os ingredientes são: dez unidades de cravo da índia e uma xícara de água.

Para preparar o chá, basta colocar os cravos na água e ferver por 5 minutos e tampar. Espere esfriar, coe um pouco e faça bochechos por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia. Cuspir o chá em seguida.

  1. Solução de água oxigenada

Já essa solução tem ação anti-inflamatória e antisséptica, além de ajudar a reduzir a dor, a vermelhidão, inchaço e o sangramento da gengiva. Os ingredientes são: ¼ de xícara de água oxigenada 10 volumes e ½ xícara de água.

Para preparar, basta misturar os ingredientes e bochechar por 30 segundos e cuspir em seguida. 

Prevenção

Para prevenir a gengivite e a necessidade de realizar uma cirurgia para implantes, que se assemelha com a cirurgia para arrancar dente siso, é necessário investir na higienização bucal, escovando os dentes três vezes ao dia e se certificando de usar o fio dental.

Importante também ficar atento à alimentação, pois ela está diretamente ligada a uma saúde bucal forte, além de prevenir doenças por todo o corpo.

Lembre-se sempre de frequentar um dentista frequentemente, pois ele poderá indicar as melhores formas de prevenir doenças e manter a saúde bucal sempre em dia, sendo assim evitando problemas e doenças futuras. 

A higiene bucal no dia a dia também é de extrema importância, pois diversas doenças bucais são causadas pela má higiene bucal. Vale lembrar que a alimentação também é uma ótima aliada na saúde bucal, pois diversos alimentos ajudam na prevenção de doenças, no entanto, outros como, chocolate, sucos e refrigerantes podem acabar prejudicando a saúde bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.