Ideias para decoração para as festas de fim de ano

Dicas para arrasar na ornamentação

E dezembro chegou e a gente só pensa nos festejos de fim de ano, nos presentes, nas comidas e também na decoração da casa. Porém, na hora de compor os enfeites, muitas vezes ficamos sem saber como harmonizá-los para deixar o ambiente bonito, já que são inúmeras cores e formas existentes. Para ajudar a você a arrasar nos objetos decorativos para receber sua família e amigos nas ceias de natal e ano novo, a arquiteta e designer de interiores Leticia Monteiro, dá algumas dicas valiosas, simples, fáceis e sem gastar muito.

Base neutra:

Todo mundo sabe que o tradicional do reveillon é o branco, mas você pode investir no off white, areia ou num cinza bem clarinho. Todos esses tons vão criar a base da sua decoração e dar aquele clima de fim de ano!

Escolher um tom metálico:

Seja prata, dourado, rose gold ou bronze, um toque desses metálicos sempre dá um ar mais glamuroso para as mesas de fim de ano, e os superticiosos dizem que atraem propriedade e boas vibrações financeiras.

Um toque de verde:

Para essa composição ficar completa não poderia faltar umas plantinhas, né?! Podem ser naturais ou permanentes, mas ter um arranjo pequeno ou um maior central sempre dá aquele toque especial de natureza.

Cor:

Para aqueles que acreditam no poder das cores, é só escolher seu desejo para o ano que vem, ver a cor que o representa e utilizar na sua mesa! Ela pode estar na estampa da toalha de mesa, num sousplat ou em pequenos detalhes como porta guardanapo.

Para organizar a mesa:

Primeiro é importante saber qual tipo de recepção será a sua, se todos irão sentar a mesa para uma refeição, ou se a mesa será uma estação apenas para servir os alimentos.

No caso de sentar para a refeição é importante deixar organizado cada lugar, com seu lugar americano, prato, copos e talheres. Aqui o ideal é não deixar a mesa entulhada, ninguém quer comer com um super arranjo na caindo dentro do prato né!? Então você pode montar um arranjo central ou deixar um mini arranjo para cada convidado.

Para a estação de buffet, os pratos podem ficar em uma pilha, o mesmo ocorre para os talheres e guardanapos. É importante lembrar de criar plaquinhas indicando os alimentos. Utilizar refratários, tigelas e travessas bonitas e que façam parte das cores da decoração. Neste caso, você pode utilizar arranjos maiores.

Para facilitar a decoração da mesa escolha uma toalha clara, com pouca informação. Para toalhas estampadas use as estampas menores e de cores claras também.

O lugar americano pode ser metálico, colorido ou estampado. Lembre-se de que ele deve ter contraste com o sousplat ou com o prato, para dar destaque!

Utilizar garrafas, copos, baleiros e vasos transparentes, e de alturas diferentes, com luzes de led dentro, folhas ou flores, é uma maneira simples de decorar e dá um efeito lindo! Você pode inclusive deixar alguns com água dentro e uma vela boiando. Além disso, a época ainda permite que você use festões e bolas de natal para decorar a mesa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.