Impressora de sublimação: o que são e para que servem? Entenda!

O que é uma impressora de sublimação?

Você sabe o que são as impressoras de sublimação? Apesar do nome difícil, este equipamento está se tornando cada vez mais conhecido pela sua simplicidade e praticidade. Além de ser um investimento que traz retorno financeiro e muito!

Com uma impressora como essa, você pode montar seu próprio negócio e começar a ganhar dinheiro em casa mesmo. Isso porque, essa máquina é uma excelente ferramenta para estamparia. 

Já viu camisetas, canecas e outros objetos decorativos personalizados? Temos certeza que já! Então, esses produtos podem ser feitos por uma única impressora de sublimação. Por isso, começar sua loja está  muito mais fácil do que imagina. 

Uma máquina para tantas finalidades. E o melhor, não são extremamente caras e difíceis de serem encontradas. São ótimas oportunidades já que esses produtos estão na moda. 

Se você quer saber mais sobre essas impressoras e como montar sua estamparia em casa, acompanhe este conteúdo. Explicaremos tudo que precisa saber detalhadamente. 

O que é sublimação? 

A técnica sublimação é uma das formas de fazer estamparia. É um processo químico, em que existe a transformação do estado sólido direto para o estado gasoso.

O que isso significa? Para simplificar, na estamparia, isso quer dizer que a imagem impressa no papel é o sólido e quando colocado sob calor e pressão da prensa quente se transforma em vapor e é transferida para o material final. 

Mas não se preocupe, não é um processo difícil na prática. Ainda mais se tiver um bom equipamento, onde é feita a impressão do desenho no papel específico para sublimação com tinta sublimática. Depois a estampa é transferida do papel para o material final com ajuda de uma prensa quente. 

Viu? Bastante simples e para falar a verdade, também é rápido e prático. 

O que dá para fazer com essa técnica? 

Impressora de sublimação é uma ferramenta para fazer estamparia, então as finalidades são diversas. Camisetas, brindes, canecas, relógios de parede, calendário, chaveiro da maneira, entre outros produtos são feitos por este equipamento. Tudo isso de forma personalizada, o que atrai ainda mais clientes. 

Basta ter acesso aos equipamentos corretos que você pode começar neste negócio tão rentável que é a estamparia. Se interessou? Então veja a seguir o que você precisa para criar sua própria empresa com esse impressora. 

Como começar a estampar?

Como dissemos, não é preciso ter uma grande empresa ou loja para estampar com a impressora de sublimação. Não é um equipamento grande, então encontre um ambiente que caiba e reserve um espaço para os materiais. Só isso!

Ou seja, pode ser em casa mesmo. Então, agora é investir em uma impressora sublimática e fique tranquilo (a), o custo benefício é ótimo e como é uma atividade rentável valerá a pena.  

Mas não podem ser impressoras normais com tintas especiais para essa técnica? Não! Somente com o equipamento específico é possível usar as tintas sublimáticas, que são corantes especiais para esse uso.

Isso porque quando aquecidas, essas tintas passam de seu estado sólido para o gasoso e pigmentam o material. Então é outro material indispensável no processo de sublimação.

O terceiro item importante é o papel sublimático. Diferente das opções comuns, recebe uma resina na sua superfície que impede a absorção da tinta sublimática como uma sulfite faria, por exemplo. 

Isso quer dizer que o papel não “roubará” a tinta, então a transferência da estampa para a superfície do material que será estampado é mais eficiente. A boa notícia é que também é um produto barato e que rende bastante.

Por último, mas não menos importante, a prensa térmica é essencial, como explicamos anteriormente. Porque este equipamento é responsável por fazer o processo de sublimação, já que aquece a tinta transformando-a em estado gasoso para pigmentar o produto. 

Depois basta escolher os materiais que deseja estampar – como canecas ou tecidos. Em resumo, você precisa de pouco espaço, 4 materiais e os objetos que deseja estampar. Fácil, concorda?

Onde comprar uma impressora de sublimação? 

Existem diversas empresas que vendem este tipo de equipamento. As impressoras Epson, por exemplo, são bastante conhecidas pela qualidade, bom custo benefício e praticidade que oferecem. 

Essa marca é uma referência no mercado de impressões e assim como diversas outras empresas do segmento, oferece uma grande variedade de impressoras de sublimação. 

Dê uma procurada em qual melhor te atende, geralmente, os sites dessas marcas explicam a finalidade e diferencial de cada uma. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.